
Casemiro domina bola contra a seleção chilena nas Eliminatórias para a Copa
A Copa do Mundo de 2026 entrará para a história antes mesmo de a bola começar a rolar. Será a primeira vez que a competição organizada pela FIFA sairá de 32 para 48 participantes. Além disso, ela também vai ser disputada em três sedes: Estados Unidos, Canadá e México.
Somente os canadenses não receberam nenhuma edição anterior do Mundial masculino. Os mexicanos foram sede em 1970 e 1986, e os americanos, em 1994.
A abertura da Copa será no dia 11 de junho, no Estádio Azteca, na Cidade do México. Já a grande decisão vai acontecer em 19 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. O formato de disputa, os estádios e as equipes classificadas para esta disputa são:
Formato de disputa
As 48 seleções de todos os continentes do planeta serão divididas em 12 grupos — de A a M —, cada um com quatro equipes. Os dois melhores colocados de cada chave irão se classificar para as oitavas de final, assim como os oitos melhores terceiros colocados, contabilizando 32 times.
Das oitavas até a final vão ser jogos eliminatórios. Quem ganhar avança, quem perder volta para casa. A mudança em relação às últimas edições é que os finalistas ao invés de disputarem sete partidas, jogarão oito, já que a fase de 32-avos foi adicionada.
Estádios e sedes
Ao todo vão ser 104 duelos — 72 na fase de grupos e 32 nos encontros eliminatórios, em 16 estádios espalhados por Estados Unidos, Canadá e México.
Veja abaixo quais serão os palcos das partidas:
Estados Unidos
- Mercedes-Benz Stadium (Atlanta);
- Gillette Stadium (Boston);
- AT&T Stadium (Dallas);
- Lincoln Financial Field Stadium (Filadélfia);
- NGR Stadium (Houston);
- GEHA Field at Arrowhead Stadium (Kansas City);
- SoFi Stadium (Los Angeles);
- Hard Rock Stadium (Miami);
- MetLife Stadium (Nova Jersey);
- Levi’s Stadium (São Francisco);
- Lumen Field Stadium (Seattle).
Canadá
- BC Place Stadium (Vancouver);
- BMO Field Stadium (Toronto).
México
- Estádio Azteca (Cidade do México);
- Estádio Akron (Guadalajara);
- Estádio BBVA (Monterrey).
Seleções classificadas
Os países que já estão garantidos em 2026 no Mundial da FIFA são:
- Canadá;
- Estados Unidos;
- México;
- Austrália;
- Coreia do Sul;
- Irã;
- Japão;
- Uzbequistão;
- Jordânia
- Marrocos;
- Tunísia;
- Nova Zelândia;
- Brasil;
- Argentina;
- Uruguai;
- Equador;
- Colômbia;
- Paraguai;
- Marrocos;
- Tunísia;
- Egito.
As Eliminatórias Europeias estão em andamento, assim como a disputa africana. Duas equipes também estão confirmadas na repescagem. Tratam-se da Bolívia, representante da América do Sul, e da Nova Caledônia, da Oceania.
Ao todo, seis países (um da América do Sul, um da Oceania, um da África, um da Ásia e dois da América do Norte) disputam esta fase para chegar ao Mundial.
Destas seis equipes, as duas melhores colocadas no ranking da FIFA estão garantidas na final. Já os outros quatro disputam as semifinais. Os jogos serão realizados no período de 23 a 31 de março de 2026 em um dos países sedes como uma espécie de preparação para a Copa do Mundo.
Sorteio dos grupos
A formação das 12 chaves da fase de grupos será conhecida no dia 5 de dezembro. O evento vai ser realizado no Kennedy Center, em Washington DC, capital dos Estados Unidos, às 14h (horário de Brasília). É esperado que o presidente norte-americano Donald Trump participe da cerimônia.
Horário dos jogos e onde assistir
Até o fechamento deste guia, a FIFA não havia divulgado oficialmente os horários dos jogos. No entanto, a previsão é que as partidas sejam disputadas nos seguintes horários: 12h, 15h, 18h e 21h – hora local.
Por aqui, no Brasil, ao que tudo indica, a Globo (TV aberta) e o SporTV (TV fechada) transmitirão 52 partidas ao vivo, enquanto a CazéTV (YouTube) exibirá todos os 104 jogos, da abertura à final.
Portal IG