Brasileira, Natalia Coelho quer retomar título do Olympia – 08/10/2025 – Músculo


Uma das grandes estrelas brasileiras nos palcos do Olympia 2025 será Natalia Coelho. A atleta da categoria Woman’s Physique foi campeã do torneio mais prestigiado do fisiculturismo mundial em 2022 e ficou no segundo nas duas últimas edições.

Suas últimas três participações no Olympia –que será disputado neste fim de semana, em Las Vegas– foram precedidas por outros quatro resultados marcantes, num período (de 2018 a 2021) em que ela conquistou dois top 2 e dois top 3 no campeonato em questão.

“É uma honra que eu levo muito a sério. Ser embaixadora significa carregar a responsabilidade de representar todas as mulheres que sobem ao palco –e também aquelas que ainda estão trilhando esse caminho. Para mim, é mostrar a ciência, o sacrifício e a paixão que essa categoria exige. Quero garantir que as atletas de hoje tenham acesso a recursos e oportunidades que nem sempre existiram no passado. O fisiculturismo é muito maior do que o atleta sob os refletores.”

Natalia também diz que seu desejo é “representar a Women’s Physique com gratidão, orgulho e o compromisso” de deixar a categoria “ainda mais forte” para a próxima geração de atletas.

Preconceito

Outro ponto abordado pela fisiculturista brasileira é a discriminação que mulheres musculosas sofrem. “Já ouvi que força tira a feminilidade da mulher. Eu já vivi esse julgamento de perto. Mas, para mim, é o contrário: desenvolver músculos e buscar força é descobrir o nosso verdadeiro potencial. A disciplina de treinar, se alimentar bem e viver esse estilo de vida é um reflexo da força interior. Mulheres são médicas, mães, líderes e atletas. Nosso físico não diminui nossa feminilidade –ele mostra o quanto somos capazes”, argumenta.

Natalia também dá uma mensagem de conforto às mulheres que desejam entrar no mundo do fisiculturismo: “A sua jornada é sua, de mais ninguém. Não deixe que a opinião dos outros decida o que você pode ou não alcançar”.

“O fisiculturismo me deu confiança, direção e pessoas que acreditaram em mim mesmo quando eu não acreditava. Se você se cercar das pessoas certas, vai descobrir não só a atleta que existe em você, mas uma versão muito mais forte de si mesma”, completa.

Crescimento do esporte

Natália celebra o crescimento do fisiculturismo nos últimos anos –principalmente no Brasil–, o que permite que o esporte seja conhecido fora dos nichos.

Segundo Natalia, esse crescimento deve-se ao fato de que as pessoas começaram a entender que “o esporte vai além da estética”. Ainda de acordo com a profissional, o fisiculturismo “fala de saúde, disciplina e propósito”.

“A minha própria trajetória me ensinou que o fisiculturismo é sobre o ser humano por inteiro: saúde física, mental e espiritual, além de resiliência. É por isso que tanta gente se identifica hoje com o nosso esporte. No Brasil, em especial, a paixão e a dedicação que as pessoas levam para a academia todos os dias são a base desse crescimento tão forte”, conclui a atleta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Folha de S.Paulo