Palmeiras contradiz própria nota; veja quando Leila criticou CBF


Palmeiras contradiz própria nota; veja quando Leila criticou CBF
(Foto: Cesar Greco/ Palmeiras)

Palmeiras contradiz própria nota; veja quando Leila criticou CBF

A arbitragem de Ramon Abatti Abel, na partida entre São Paulo e Palmeiras, no último domingo (5), no Morumbis, pelo Brasileirão, continua polêmica fora dos gramados. 

Depois de jornalistas e dirigentes de São Paulo e Flamengo levantarem suspeitas sobre a conduta do juiz, o Palmeiras divulgou uma nota oficial em que julgou ser vítima de uma “pressão descomunal” de quem se referiu como “hipócritas da ocasião”

Ao longo da manifestação, a instituição disse que “mesmo quando se sente prejudicada, a diretoria do Palmeiras raramente se manifesta em público sobre o tema arbitragem, pois respeita os fóruns de discussão adequados e, acima de tudo, não terceiriza sua responsabilidade nos momentos adversos. Essa postura, por sinal, ajuda a explicar o sucesso que temos obtido ao longo dos últimos anos: olhamos sempre para nós mesmos e trabalhamos sem buscar subterfúgios nem construir desculpas para as nossas derrotas”. Leia a nota na íntegra. 

Entretanto, não foram poucas as vezes que a mandatária do clube, Leila Pereira, veio a público reclamar tanto do árbitro, quanto da CBF, em partidas em que se sentiu prejudicada. Relembre alguns episódios. 

Palmeiras x Flamengo 2024

Em agosto de 2024, Leila Pereira disparou contra a arbitragem após a eliminação do Palmeiras contra o Flamengo, nas oitavas de final da Copa do Brasil. A dirigente chamou a conduta do árbitro de obcena.

“Com relação à anulação do gol, eu costumo não fazer comentários de arbitragem com jornalistas. Quando a gente entender necessário, falaremos na CBF. Em relação à expulsão do Abel, achei arbitrária, muito dura. Eu não sei, foi por gesto obsceno? O que achei obsceno foi o árbitro com as ceras, paralisações, isso foi obsceno. O pouco acréscimo, mas eu não gosto de reclamar da arbitragem, parece que estamos reclamando. O Palmeiras joga para frente, a gente respeita decisões e quando preciso reclamar a gente vai na CBF. Com Abel, achei rigoroso”, disse. 

Palmeiras x São Paulo 2022

Na eliminação do Palmeiras da Copa do Brasil de 2022 contra o São Paulo, Leila Pereira classificou a atuação do árbitro como “criminosa” . Além das declarações públicas, a presidente do clube emitiu uma nota e se reuniu com o então presidente da CBF, Edinaldo Rodrigues, para cobrar punição ao juíz da partida. 

“No futebol não tem bobo. O futebol existem os honestos e desonestos. O que fizeram com o Palmeiras foi um crime. Eu espero que os culpados sejam exemplarmente punidos. É o que esperamos e o que nos resta. Aguardar. Todos os artifícios que poderíamos usar, usamos legalmente. Não podemos mais fazer nada. O Palmeiras espera uma punição exemplar… e para mim, o que seria? A exclusão dos responsáveis deste erro grotesco do quadro da arbitragem. A impunidade é semente do próximo crime. Enquanto tiver esta sensação, vão continuar estes erros que acontecem com todos os clubes”

Palmeiras x São Paulo 2023

Na véspera do duelo, novamente, contra o São Paulo pela Copa do Brasil de 2023, Leila Pereira voltou aos microfones para manifestar sua insatisfação com relação a arbitragem, reclamou da CBF e ainda ironizou. 

Na ocasião, ela também justificou as declarações do auxiliar técnico do clube, João Martins, que havia dito que o “sistema” não deixaria o Palmeiras vencer o campeonato novamente. 

“Quando o João Martins fala na entrevista dele, ele fala baseado em fato de todos esses problemas (de arbitragem). Ele mentiu? Não mentiu. O João falou a verdade. E, aqui no Brasil, as pessoas têm muita dificuldade em ouvir a verdade”

“O João agora vai ser julgado pelo STJD. E o árbitro, que cometeu o erro? Vai para a reciclarem, fica (fora da escala por) três ou quatro jogos e volta. E o prejuízo que nós tivemos? Prejuízo esportivo, psicológico, de imagem, financeiro… É muito injusto. Então, a partir de agora, eu vou reclamar, reclamar e reclamar. Vai adiantar alguma coisa? Não sei. Eu faço o que eu posso e o Abel faz o que pode”.

“O Abel entende e está coberto de razão quando fica extremamente nervoso (com erros de arbitragem). E o que eu fico indignada é que as pessoas levam em conta as reações do Abel, mas não a causa daquilo. Erros absurdos, que têm causado prejuízo para o futebol brasileiro. Não erram só contra o Palmeiras, erram para todos os lados. E eu não vou admitir mais isso. Não posso brigar com o sistema, mas o Palmeiras é muito grande”

“Eu e o Abel não viemos para o Palmeiras para sermos submetidos a esses erros absurdos e ficarmos quietos. O Abel reclama, e ele sempre reclamou com muita razão. Agora, ele vai ter a parceria da presidente, que sempre trabalhou nos bastidores, mas que viu as coisas não surtirem efeito. A promessa que foi feita a nós é que vai melhorar, que o investimento em tecnologia é muito grande… Mas que tecnologia é essa que não consegue detectar se uma bola entrou ou não? Isso é inadmissível para o nível do futebol brasileiro. Então, estou muito revoltada com tudo isso

“Depois que a CBF soltou aquela nota (oficial contra o Palmeiras), eu recebi uma ligação do presidente (da CBF) Ednaldo (Rodrigues), que é uma pessoa que respeito demais. Tenho certeza que ele está tentando fazer o melhor para a CBF. Conversei com ele e falei que o problema do Palmeiras não é com a pessoa Ednaldo, e sim com a Comissão de Arbitragem. Porque é inadmissível o nosso país ter à frente uma Comissão de Arbitragem que não consegue resolver erros primários. Foi isso que passei para ele”

“Tenho contato direto com o Ednaldo. O Palmeiras sempre foi muito bem recebido e atendido na CBF. A gente fala, reclama, mas não temos visto resultados. Prometem melhorias, novas tecnologias, prometem que erros bizarros não vão mais acontecer… A presidente faz o máximo que pode, mas não estou na cabine do VAR, não estou em campo para orientar os árbitros, e esse nem é meu papel. Meu papel é mostrar falhas e cobrar melhores”

“Eu falo (dos erros referentes aos jogos) do Palmeiras, mas a arbitragem em geral erra muito, contra todo mundo. Mas tenho que falar do meu clube, dos prejuízos que o Palmeiras vem sofrendo. É isso que tem que melhorar. Eu luto pelo futebol melhor. O Palmeiras não quer levar vantagem, mas não quer ser prejudicado. Isso nós fazemos no dia-a-dia, procurando fazer o melhor para os atletas e para a comissão técnica para que os jogos sejam resolvidos dentro das quatro linhas. E não estou vendo nenhuma melhora nisso”

Palmeiras x Corinthians 2025

Além das manifestações de Leila Pereira, é comum ver o técnico Abel Ferreira se posicionar contra a arbitragem em entrevistas coletivas após jogos do Palmeiras. Foi o que aconteceu no jogo de ida da Copa do Brasil, deste ano, contra o Corinthians em Itaquera. O treinador se revoltou com a equipe do VAR em um lance que anulou o gol de Maurício para o Palmeiras. 

Repercussão

Com relação ao Choque-Rei do último domingo, a CBF admitiu os erros do árbitro Ramon Abatti Abel e do árbitro de vídeo Ilbert Estevam da Silva e afastou ambos da escala de arbitragem. 

O São Paulo pediu que a entidade divulgue os áudio das conversas entre os envolvidos, mas a prática não faz parte do protocolo da CBF, que só expõe as gravações quando o juiz é requisitado ao monitor do VAR. 



Portal IG