
Contra o Barcelona em 2025, Felipe Teresa converteu seu pênalti na disputa final
Na última quinta-feira (2), torcedores do Palmeiras ficaram sabendo da contratação do atacante Felipe Teresa, de 19 anos, para o time Sub-20. A sua maior credencial neste início de carreira é ser o autor do gol do título que deu a vitória de virada, de 2 a 1, do Flamengo sobre o Olympiacos, da Grécia, na final do Mundial Sub-20, no Maracanã, em 2024.
Quem é Felipe Teresa?
A jovem promessa é natural da cidade de Guaraqueçaba, no Paraná. A sua trajetória começou em 2021 no Independente de Limeira, clube do interior de São Paulo, quando tinha 15 anos. Em seguida, na categoria sub-17, ele foi para o Azuriz, da cidade paranaense de Pato Branco, não ficando muito tempo por lá.
A chegada ao Flamengo aconteceu em 2022, para jogar também no sub-17. Desde então, o atleta foi subindo de categoria. A principalmente função de ponta-direita, mas também atua como centroavante, na referência. Ele estava no clube do Rio de Janeiro desde o sub-17.
Gol na estreia profissional
O seu ponto alto da carreira até aqui, além do título do Mundial Sub-20 — ele também esteve presente no time campeão de 2025 —, foi ter estreado no elenco profissional do rubro-negro marcando um gol.
A estreia aconteceu em 22 de setembro do ano passado, na derrota por 3 a 2 para o Grêmio, na Arena, em Porto Alegre. Na ocasião, Felipe Teresa fez seu último gol aos noventa minutos.
Esperava-se que, a partir daí, o jogador tivesse mais espaços no time profissional. No entanto, o atacante só foi chamado para fazer parte da equipe alternativa que jogou no Campeonato Carioca, no início da temporada.
Em 2025, o jogador disputou 25 partidas por diversas competições de base, tendo estado em campo por 1.225 minutos. Foram cinco gols feitos e uma assistência dada. A saída do Flamengo se deu por conta da sua postura ao não aceitar ficar no banco de reservas.
Contrato com o Palmeiras
Para ter Felipe Teresa na sua equipe sub-20, o Palmeiras assinou um contrato válido por dois anos. O Verdão tem 80% dos direitos econômicos do jogador.
A ideia da diretoria é dar espaço ao paranaense, de maneira que ele se destaque, chegue ao time profissional ou até mesmo seja negociado futuramente.
É um cenário parecido com o do meia Pedro Bicalho, que estava insatisfeito no Cruzeiro, foi para o Palmeiras para depois se transferir para o Alverca, de Portugal. Hoje, ele defende o Qarabağ, do Azerbaijão.
Portal IG