Búzios Circular terá atendimento itinerante da Prolagos e educação ambiental, neste fim de semana


Festival abre sequência de importantes eventos com o objetivo de promover debates pela conscientização e soluções para a preservação do meio ambiente

Este sábado (4) marcará o primeiro dia de uma semana intensa de eventos pela conscientização ambiental e pelo debate sobre a economia circular em Armação dos Búzios. A Prolagos é parceira do festival “Búzios Circular” e do “2º Congresso Internacional de Resíduos e Saneamento” (CIRS Búzios 2025), levando participação estratégica no debate, atendimento ao público e educação ambiental.

No sábado e domingo (4 e 5), a empresa estará no “Búzios Circular” com uma van de atendimento itinerante, levando serviços comerciais da concessionária diretamente aos moradores na Praça do Inefi. O serviço será das 8h às 17h. Além disso, terá a peça de teatro com o Prolaguito, mascote da empresa que utiliza a linguagem lúdica para reforçar a importância do uso consciente da água e da destinação correta dos resíduos. A apresentação será, no sábado, na Praça do Inefi, e, no domingo, na Praça da Ferradura, sempre às 10h.

O festival “Búzios Circular” é uma iniciativa de conscientização centrada na economia circular, que valoriza o trabalho das mulheres que lideram práticas de reutilização criativa, desde cooperativas de reciclagem até a confecção de artesanato e o combate ao desperdício de alimentos. O evento contará com oficinas gratuitas, feira de sustentabilidade e a exposição Ecoarte, engajando moradores, estudantes e turistas na valorização dos resíduos sólidos recicláveis.

Na segunda-feira (6), tem a programação do “Tecendo Redes Circulares: Encontro para o Turismo Sustentável”, no Hotel Atlântico Búzios. Será um dia inteiro com debates e apresentação de soluções para boas práticas de reciclagem e responsabilidade ambiental. Uma das atrações é a atividade “Além da Receita: Responsabilidade Ambiental Com o Óleo de Cozinha Usado”, em que a executiva Institucional da Prolagos, Roberta Moraes, vai falar sobre o Programa “De Olho no Óleo”, ação da concessionária que estimula o descarte correto dos resíduos.

“O De Olho no Óleo mostra que a economia circular depende de ações simples e coletivas. O programa é um exemplo prático de como a conscientização e a parceria com a comunidade e o trade turístico não apenas protegem a rede de esgoto e o nosso mar, mas também transformam um resíduo em nova oportunidade e renda. É um ciclo de responsabilidade que fortalece o turismo sustentável das cidades”, comentou Roberta.

 

Destaques da Agenda Técnica no 2º Congresso Internacional de Resíduos e Saneamento

O 2º Congresso Internacional de Resíduos e Saneamento (CIRS Búzios 2025) terá abertura na terça-feira (7) e segue até sexta (10) com uma agenda técnica e a presença de especialistas que apresentarão cases práticos e debates para o futuro do saneamento, com toda a programação sediada no Hotel Atlântico Búzios. Na quarta-feira (8), a Prolagos terá uma participação de destaque que foca na história e na inovação.

O diretor-presidente da Prolagos, Sinval Andrade, iniciará as apresentações falando sobre os trabalhos realizados pela concessionária em seus 27 anos de atuação, com foco em como este legado de investimentos contribuiu diretamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Região dos Lagos.

“A história da Prolagos é de investimento contínuo, e o CIRS é o palco ideal para mostrar como os 27 anos de concessão se traduzem em avanços concretos para o cumprimento das ODS na Região dos Lagos. Nosso compromisso é com a universalização e com a resiliência dos sistemas, garantindo um legado sustentável para a saúde pública e o meio ambiente,” disse Sinval.

No mesmo dia, a inovação estará em pauta com a palestra de Wagner Carvalho, engenheiro e gestor estratégico da Prolagos, que detalhará o uso das Câmeras de Monitoramento e de outras tecnologias implementadas na operação, destacando como estas ferramentas contribuem para a eficiência e a segurança da prestação de serviços.

A agenda terá, ainda, a participação de Édison Carlos (presidente do Instituto Aegea), que debaterá a recuperação de ecossistemas, Alexandre Bianchini (vice-presidente da Aegea), que apresentará os desafios e aprendizados da Coleta em Tempo Seco, e Anselmo Leal (presidente da Águas do Rio), que trará os desafios da concessão com o case “Maré”, um ousado programa de implantação de rede coletora de esgoto na comunidade carioca.

Além disso, entre outras atrações e palestras, o evento prevê ainda o reforço no foco em sustentabilidade pela discussão sobre o Projeto Blue Keepers e o perfil do lixo nas praias da região, temas conduzidos por Gabriela Otero (coordenadora do projeto). Os trabalhos consolidam a integração entre a operação de saneamento e as metas ambientais globais.



ASCOM Prolagos