Astronautas da NASA voltam à Lua após 50 anos; “vai ser incrível”


Os astronautas da NASA devem voar para a Lua em Fevereiro de 2026. Da esquerda para a direita, os astronautas Victor Glover e Reid Wiseman, o astronauta da CSA Jeremy Hansen e Christina Koch. - Foto: NASA

Os astronautas da NASA devem voar para a Lua em Fevereiro de 2026. Da esquerda para a direita, os astronautas Victor Glover e Reid Wiseman, o astronauta da CSA Jeremy Hansen e Christina Koch. – Foto: NASA

Após 50 anos, astronautas da NASA vão voltar a pisar na Lua. Os integrantes da missão Artemis 2 disseram que já estão prontos para voo histórico, que deverá ser daqui a 5 meses, em fevereiro de 2026.

“Vai ser incrível”, prometeu o comandante da missão, Reid Wiseman.

“Podemos ir à Lua, é para lá que queremos ir, mas é uma missão de teste, e estamos prontos para todos os cenários enquanto viajamos neste incrível Sistema de Lançamento Espacial na nave espacial Orion, a 400.000 quilômetros de distância”, disse.

Viagem mais longa

O voo marcará a viagem mais longa já feita por humanos ao espaço profundo, chegando a 14.500 quilômetros além da Lua, ainda mais longe do que a Apollo 13 viajou em seu voo quase desastroso.

Junto com o comandante Reid Wiseman estarão os astronautas da NASA Christina Koch e Victor Glover, ambos com mais de 100 dias (mais de 300 no caso de Koch) a bordo da ISS.

“Da Agência Espacial Canadense, temos Jeremy Hansen, um estreante, que admitiu que a chance de voar na Artemis II será “um privilégio absoluto”.  Notícias anteriores, de que a missão levaria uma mulher e um astronauta preto foram retiradas do site da NASA por ordem do presidente Donald Trump.

Antes da China

A corrida espacial norte-americana quer pisar na Lua antes da China.

O administrador interino da NASA, Sean Duffy, mencionou o quão competitivos ele e a agência se sentiram para chegar à Lua antes da China e vencer a “segunda corrida espacial”, mas o piloto da Missão Artemis 2, Glover, disse que não estava se concentrando nessa disputa.

“A corrida em que mais penso é a corrida de revezamento em que estamos”, disse ele. “Vamos juntos, e o sucesso da nossa missão se baseia na transferência de responsabilidades, começando com a Artemis 3, que prepara nosso país e nossos parceiros para retornar à superfície da Lua.”

Polo sul da Lua

O primeiro voo de astronautas do Programa Artemis da NASA, busca não apenas pousar humanos na Lua pela segunda vez, mas também conduzir uma exploração tripulada sustentada do polo sul lunar.

Após um voo de teste quase perfeito da Artemis 1 com a nave espacial Orion em novembro de 2022, vários atrasos impediram sua continuação, mas agora vai.

A Artemis II deverá fazer um voo de 10 dias ao redor da Lua e depois voltar à Terra.

E antes mesmo dessa esperada viagem, os astronautas disseram já estão de olho na próxima: parar Marte.

A Artemis 1 na plataforma de lançamento do Centro Espacial Kennedy em setembro de 2022. Os astronautas da Artemis 2 voarão em um foguete semelhante.- Foto: Dan Winters, Nat Geo Image Collection

A Artemis 1 na plataforma de lançamento do Centro Espacial Kennedy em setembro de 2022. Os astronautas da Artemis 2 voarão em um foguete semelhante.- Foto: Dan Winters, Nat Geo Image Collection



So Notícia Boa