
Homenagem em vida é importante, sim. E grandes artistas veteranos, que fazem a história da TV brasileira, ganharam estrelas na Calçada da Fama, criada nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro – como Hollywood faz desde 1960, quando foi inaugurada a Walk of Fame em Los Angeles (EUA).
Para a festa de inauguração os primeiros convidados foram artistas ilustres como Laura Cardoso, Tony Ramos, Renato Aragão, Betty Faria, Ari Fontoura, Serginho Groisman, Antonio Piranga, Nathalia Timberg, Walcyr Carrasco, Neusa Borges, Rosamaria Murtinho. Além dos presentes, também foram inauguradas as estrelas de Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Mauro Mendonça e Denis Carvalho.
“Estou muito emocionada. Que momento especial, inesquecível em minha vida! Sinto-me extremamente feliz. É uma tarde memorável, e a felicidade é imensa. Considero esta homenagem merecida, em reconhecimento ao trabalho que desenvolvi”, disse Betty Faria, de 84 anos, que agora tem seu nome na Calçada da Fama da Globo.
Reconhecimento merecido
Coube à atriz Laura Cardoso, dona Laura como é carinhosamente chamada, marcar a inauguração da Calçada da Fama: “Feliz, eu estou muito feliz”, disse a veterana de 98 anos
Nathalia Timberg, de 96 anos, falou da emoção de estar entre os homenageados: “Isso sempre é uma coisa que mexe com a gente no sentido de será que eu realmente mereço estar aqui? E depois por estar aqui e ter a responsabilidade enorme, porque é um compromisso”, disse a atriz.
Ter o nome imortalizado na calçada da fama é mais do que uma homenagem, disse o ator Ary Fontoura, de 92 anos:
“Receber uma estrela na Calçada da Fama é mais do que uma homenagem: é um presente de Deus e do público que sempre esteve ao meu lado. Parabéns pelos 30 anos de estudios Globo. Hoje, olho para trás com gratidão e para frente com esperança. Obrigado a todos que caminham comigo nessa estrada da arte. Essa estrela é nossa”, escreveu o ator Ary Fontoura, no Instagram.
Leia mais notícia sobre artistas
Flores e homenagem a artistas pretos
Todos receberam flores durante a homenagem.
O ator Antônio Pitanga, de 86 anos, lembrou de colegas que partiram como Ruth de Souza, Léa Garcia e Milton Gonçalves.
E foi aplaudido ao dizer que estava ali representado atores negros que fizeram história na Globo.
Tony e Groisman
O grande Serginho Groisman, de 75 anos, apresentador do Altas horas agradeceu por estar junto com mestres da teledramaturgia nessa homenagem:
“Um dia de encontros com mestres da dramaturgia e de felicidade por fazer parte de uma linda celebração”, comentou o apresentador Serginho Groisman nas redes sociais.
Tony Ramos, de 77 anos, um dos homenageados, lembrou dos colegas que já partiram e do tempo em que o antigo Projac era puro barro, quando ele chegou e fez parte da CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio.
“Fiquei dois anos naquela CIPA, com muita alegria. Me senti mais do que participante. Mas hoje é para lembrar e aqui já se passaram alguns filmes de companheiros que, lamentavelmente, já nos deixaram, que a vida levou, mas que estão aqui, nas nossas memórias”, afirmou.
Vem mais nomes aí
O espaço aberto nesta quinta, 2, para celebrar os 30 anos dos Estúdios Globo – que antes se chamava Porjac – homenageia nessa primeira fase 15 nomes de expressão da emissora e outros virão em breve.
“A gente vai expandir e acrescentar, periodicamente, mais estrelas na calçada da fama. Temos muitos motivos pra celebrar e comemorar essa vitória que é coletiva”, prometeu Amauri Soares, diretor dos Estúdios Globo, durante a inauguração.
Assista ao vídeo dos primeiros artistas veteranos homenageados na Calçada da Fama da Globo:
So Notícia Boa