
Um gesto de coragem transformou um passeio em história inesquecível no Canadá e fez um cachorro receber o prêmio cão do ano. Durante uma trilha em Cochrane, perto de Calgary, o doberman Night, de 10 anos, colocou a vida dele em risco e salvou o tutor, Craig Campbell, do ataque de um urso.
E foi a braveza do Night que rendeu para ele o título de “Cão do Ano”, no Hall da Fama dos Animais da Purina, em 2025. A cena, digna de filme, aconteceu quando Craig se deparou com uma ursa e os dois filhotes. Sem tempo para usar o spray repelente, Night se colocou entre os dois, latindo até que a ursa recuasse.
A bravura emocionou os organizadores do prêmio. A cerimônia de homenagem aconteceu em Toronto, onde Night recebeu uma medalha, reconhecimento público e até um ano de ração gratuita.
O acidente
Craig já havia feito aquela trilha inúmeras vezes ao lado de Night. A rotina, no entanto, foi interrompida por um susto quando a dupla se deparou com a ursa e os filhotes.
O tutor lembra que teve apenas dois pensamentos: a incredulidade diante da cena e a certeza de que não conseguiria usar o spray anti-urso a tempo. Foi nesse instante que Night entrou em ação.
O doberman latiu, avançou e chamou a atenção do animal, que chegou a se erguer sobre as patas traseiras, medindo mais de dois metros. A atitude deu tempo para Campbell se preparar, até que a ursa decidiu recuar e voltar para a mata.
Leia mais notícia boa:
- Cachorro adotado salva monge do ataque de urso feroz e vira herói no Japão
- Cachorro e corvo se tornam melhores amigos; olha isso Disney!
- Cachorro surdo adotado por família surda aprende comandos em Libras
- Motorista que atropelou cachorro sem querer socorre e adota o bichinho; vídeo
Coragem treinada
Campbell, que treina cães esportivos há anos, acredita que o preparo ajudou no momento de tensão.
Night é treinado no esporte alemão Schutzhund, criado para desenvolver obediência, agilidade e proteção em cães de raças como o doberman.
Mesmo assim, ele afirma que não foi apenas o treino, mas também a personalidade destemida de Night que o levou a enfrentar o perigo.
Muito corajoso
“Ele é um cachorro muito corajoso”, disse Campbell à imprensa. “Para ter um animal que literalmente se colocou entre mim e a morte, não há melhor amigo do que isso.”
Pelo ato, Night foi incluído no Hall da Fama dos Animais da Purina, o prêmio de maior prestígio no Canadá voltado a pets que transformam a vida de tutores.
Além da medalha e da cerimônia em Toronto, o herói de quatro patas recebeu um ano de ração gratuita.
Um cão da raça doberman salvou o tutor do ataque de um urso e foi reconhecido com o prêmio Cão do Ano – Foto: Craig Campbell
So Notícia Boa