Decisão equivocada? Na Rússia, Gerson é esquecido pela Seleção


Gerson atua pelo Zenit St. Petersburg da Rússia
Reprodução/@fczenit_en

Gerson atua pelo Zenit St. Petersburg da Rússia

Carlo Ancelotti  anunciou sua terceira convocação na  seleção brasileira nesta quarta-feira (1), a última de 2025. Titular na estreia do treinador pela amarelinha, Gerson ficou de fora da lista pela segunda vez consecutiva.

O grande receio do meia era ser “esquecido” por conta da ida ao futebol russo. Mas este não parece ser o motivo para a ausência na próxima data Fifa. O comandante italiano soube da saída do ex-Flamengo para o Zenit durante os primeiros dias no comando do Brasil.

Questionado se a movimentação interferiria nas futuras escolhas dos selecionados, Ancelotti foi breve e claro na resposta à época:

“Eu falei com ele, obviamente é uma decisão pessoal, que não afeta as decisões que nós vamos tomar quando começar o Mundial. Obviamente, há campeonatos mais exigentes do que outros, mas o que vamos olhar e fazer este ano é avaliar a condição dos jogadores antes do Mundial, seja qual for o campeonato. Se for na Rússia, avaliaremos o campeonato da Rússia”.

Luiz Henrique e Douglas Santos são chamados

Apesar de Gerson não ter sido chamado desde então, Ancelotti provou que não havia dado a declaração da boca para fora. Não à toa, convocou dois companheiros de equipe, em duas oportunidades: o ponta-direita Luiz Henrique e o lateral-esquerdo Douglas Santos.

Começo complicado no futebol russo

Chegando com status de estrela, por 25 milhões de euros — pagos à vista ao rubro-negro —, o meia tem um início decepcionante no Zenit. Atuou em apenas seis dos 14 jogos da equipe na temporada e ainda não participou diretamente de nenhum gol.

O inesperado mau desempenho, até o momento, já fez Gerson inclusive ser alvo de críticas na Rússia. Danil Krugovoy, ex-jogador do clube e atualmente no rival, CSKA Moscou, não gostou dos primeiros passos do brasileiro no país.

“Eu o vi no Flamengo, ele estava indo muito bem. Mas no Zenit, Gerson não demonstra isso. E eu não entendo qual é o problema. Ou ele não quer, ou não consegue”.

Números de Gerson no Zenit*

  • Partidas: 6 (5 como titular)
  • Minutos: 343 (57 por partida)
  • Gols: 0
  • Assistências: 0
  • Passes decisivos: 3
  • Perdas da posse: 38
*Segundo dados do Sofascore

Veja última lista dglobglobooe convocados:

Goleiros: Bento (Al-Nassr), Ederson (Fenerbahçe) e Hugo Souza (Corinthians).

Defensores: Caio Henrique (Monaco), Carlos Augusto (Internazionale) Douglas Santos (Zenit), Militão (Real Madrid), Fabricio Bruno (Cruzeiro), Gabriel Magalhães (Arsenal), Beraldo (PSG), Vanderson (Monaco) e Wesley (Roma).

Meio-campistas: André (Wolverhampton), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), João Gomes (Wolverhampton), Joelinton (Newcastle) e Paquetá (West Ham).

Atacantes: Estevão (Chelsea), Martinelli (Arsenal), Igor Jesus (Nottingham Forest), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Vini Jr (Real Madrid).

Sem Gerson, a seleção brasileira vai para os últimos desafios de um ano turbulento e repleto de mudanças. A equipe comandada por Carlo Ancelotti vai enfrentar a Coreia do Sul, no dia 10 de outubro, na capital coreana, e o Japão, no dia 14, em Tóquio.



Portal IG