
Diretor de Competições da CBF, Júlio Avellar brincou com o fato de precisar fazer “o elegante caber na casinha” no calendário
O Brasileirão passará por sua maior mudança desde que em 2003 passo a ser adotado o sistema de pontos corridos e que, a partir de 2006, passou a ser disputado por 20 clubes. Na manhã desta quarta-feira (1º), na sede da Confederação Brasileira de Futebol ( CBF), no Rio de Janeiro, foi anunciado que a competição passará a ser disputada ao longo de toda a temporada.
Em 2026, a Série A do Brasileirão terá início em 28 de janeiro e será encerrada apenas em 2 de dezembro. Haverá uma paralisação durante a Copa do Mundo, que será realizada de 11 de junho a 19 de julho nos Estados Unidos, México e Canadá. Com isso, o campeonato coincidirá com outras competições estaduais e regionais.
“Essas mudanças têm dois motivos e objetivos principais. Primeiro, reduzir carga de jogos da nossa elite do futebol que hoje enfrenta uma maratona de jogos ao longo do ano e, depois, ampliar oportunidades para equipes que passam meses inativas”, afirmou Samir Xuad, presidente da CBF, que classificou 2026 como um “ano de transição”.

Troféu do Brasileirão da Série A
Foi avaliado que exige sobrecarga para os clubes de elite, porém que a base do futebol é inutilizada. O Botafogo disputou 75 jogos em 2024, sendo o clube profissional que mais atuou no mundo.
“Estamos introduzindo uma nova cultura, uma quebra de paradigma. Agora, inovamos começando o campeonato em janeiro. Isso aumenta significativamente o recesso dos jogadores. Serão dias de pausa durante o período de Copa do Mundo”, afirmou Júlio Avellar, diretor de Competições da CBF.
Como ficam a Série B, C e D
A Série B terá início de 21 de março e será encerrada em 28 de novembro.
A Série C terá o mesmo formato atual, mas ganhará a cada ano quatro clubes a partir de 2027 (24 equipes), chegando em 2028 com 28 equipes — oito a mais do que os atuais 20. A partir de 2028, haverá descenso de seis clubes. A competição será disputada em dois grupos de 14 times.
A Série D terá um aumento do número de participantes: de 64 para 96 clubes. Haverá uma quantidade de 10 a 14 jogos por clube e máximo de 22.
Portal IG