Sormani detona Flamengo por ação contra Libra: ‘Não joga sozinho’


Sormani detona Flamengo e Bap por ação contra Libra:
Reprodução e Marcelo Cortes / Flamengo

Sormani detona Flamengo e Bap por ação contra Libra: “Não joga sozinho”

O jornalista Fábio Sormani detonou o Flamengo e seu presidente, Luiz Eduardo Baptista, o “Bap”, pela ação judicial tomada pelo clube junto ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que bloqueou um repasse de cerca de R$ 77 milhões aos clubes da Libra, bloco comercial que negocia os direitos de transmissão das equipes no Campeonato Brasileiro.

Segundo o experiente jornalista, a divisão assinada por Rodolfo Landim, ex-mandatário do time, com o grupo já é muito benéfica aos cariocas, e deu um exemplo do que seria o ideal.

“Já é uma grande proteção ao Flamengo, essa divisão semelhante à da Premier League. Porque na NBA, por exemplo, (a divisão) é igual. ‘Mas o Flamengo tem mais torcida’, f*-se, ele não joga sozinho”, iniciou Sormani no programa “DBT Placar”.

Indignado com a situação, o comunicador sugeriu ao Fla disputar torneios contra ele mesmo, assim, vendendo seus direitos da maneira que acha melhor.

“Quer jogar sozinho, Bap (Luiz Eduardo Baptista, atual presidente do Flamengo)? Faz o seguinte: joga ‘Flamengo A x Flamengo B’ na quarta-feira. No domingo, joga ‘Flamengo A x Flamengo sub-20 B’ e ‘Flamengo B x Flamengo sub-20 A’… Faz o campeonato só de vocês. Vocês não são bons? Não se bastam? Não são os maiorais? Faz o campeonato só entre vocês”, sugeriu Fábio.

“Bap, vai lá na Globo, e tenta vender os jogos do Flamengo na ‘Taça Rubro-Negro’, talvez colocar um Volta Redonda também… Joguem só entre vocês. Vocês não entendem que essa divisão precisa ser a mais equilibrada possível”, comentou o jornalista.

“O Flamengo sai com essa pecha, de ser o time arrogante, prepotente, mas não é o clube em si, mas sim o Bap. Quando o Landim (Rodolfo Landim, ex-presidente do clube) assinou, ele (Bap) já foi contra. Mas agora, é preciso respeitar o que foi assinado. É a mesma coisa se amanhã, ele assinar algo, o próximo presidente ir na Justiça e anular”, afirmou o comentarista.

Por fim, o jornalista mandou um recado aos outros grandes clubes do país, pedindo união contra o movimento do Flamengo por maiores porcentagens na venda de direitos televisivos.

“Outra coisa: os outros clubes têm que ter vergonha na cara e se unir, porque o Flamengo está humilhando vocês todos. Humilhando. Montem uma liga sem o Flamengo. O futebol brasileiro não vai acabar se o Flamengo”, concluiu Sormani.

Nota do Palmeiras

No último sábado (27), o  Palmeiras divulgou uma nota oficial criticando a postura flamenguista no caso. Segundo o clube paulista, a diretoria do time carioca tem adotado uma “postura prepotente e dolosa” ao bloquear o repasse milionário devido aos clubes.

A nota também afirma que a atitude é “predatória e torpe, pois busca asfixiar financeiramente as demais instituições que constituem o bloco, algumas delas em situação de dificuldade, a fim de subjugá-las e extrair ainda mais benefícios individuais”. Além disso, o Palmeiras declarou que a postura da atual gestão do Flamengo “infelizmente, não surpreende” (veja abaixo a nota completa).

“A Sociedade Esportiva Palmeiras manifesta repúdio à conduta da atual gestão do Clube de Regatas do Flamengo, que, por meio de liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, travou o repasse de R$ 77 milhões referente a uma das parcelas do contrato firmado entre os clubes da Libra (Liga do Futebol Brasileiro) e a TV Globo sobre os ganhos com a audiência.

Ao obstruir de forma contraditória e indevida o fluxo desses recursos, a estratégia do clube carioca se revela predatória e torpe, pois busca asfixiar financeiramente as demais instituições que constituem o bloco, algumas delas em situação de dificuldade, a fim de subjugá-las e extrair ainda mais benefícios individuais.

Cabe ressaltar que o Palmeiras tem lugar de fala para se manifestar sobre o tema; afinal, além de equilibrado economicamente, seria um dos beneficiados diretos caso prosperasse a alteração pleiteada pela atual gestão do Flamengo. Entretanto, o Palmeiras compreende que não joga sozinho e, por isso, defende o crescimento coletivo do futebol brasileiro.

A postura prepotente e dolosa da atual gestão do Flamengo, infelizmente, não surpreende. Trata-se do mesmo grupo político que, no início do ano, recusou-se a assinar o manifesto da Libra que cobrava providências no combate ao racismo nos gramados sul-americanos.

Clube brasileiro com mais títulos nacionais, o Palmeiras trabalha pela construção de um futuro sustentável para todos. Confiamos que a Justiça do Rio de Janeiro logo perceberá as reais intenções por trás das ações do Flamengo – inclusive concluindo que os prejudicados pela liminar foram, na verdade, os demais clubes da Libra – e restabelecerá a legalidade do acordo vigente entre o grupo e a TV Globo, de modo a preservar o espírito de cooperação que deve nortear o esporte.”



Portal IG