Pescador de Ubatuba encontra tubarão morto com “artefato de plástico” preso ao corpo – Notícias das Praias


Morte do animal teria sido causada pelo artefato de plástico que o teria impedido de se locomover e se alimentar, segundo o Aquário de Ubatuba

 

O Aquário de Ubatuba divulgou nesta terça-feira, dia 30, mais um caso triste que escancara os impactos do lixo plástico no mar do Litoral Norte.

 

Segundo o Aquário, um tubarão foi encontrado morto na Praia do Cedro, em Ubatuba, com um artefato plástico preso ao corpo. O plástico teria impedido o tubarão de se alimentar e se locomover, causando ferimentos graves.

O animal foi encontrado morto pelo pescador Zeca, na praia do Cetro. Tudo indica que o a causa da morte tenha sido um artefato de plástico, uma espécie de argola, encontrada enrolada em seu corpo.

 

Fotos do Tubarão/ Pescador Zeca

 

]Tudo indica que o artefato, semelhante ao lacre de garrafões de água,  tenha impedido o animal de se alimentar e se movimentar, causando ferimentos graves e deixando-o extremamente vulnerável, até causar a sua morte.

 

“Sou um pescador caiçara e fico indignado com essas situações. Sempre ajudei a manter a praia limpa, conscientizar as crianças e apoiar a conservação. Mas, quando encontro essas coisas, fico muito triste”, desabafou Zeca.

 

Segundo o Aquário, infelizmente, essa não é uma situação isolada, animais marinhos continuam sofrendo e morrendo pelo descarte indevido de lixo, principalmente, plástico, no mar da nossa região.

 

O Aquário faz campanhas para orientar a população a evitar o descarte de lixo e plástico nas praias e no mar. Relatando o caso do tubarão, o Aquário aproveitou para divulgar orientações. Confira abaixo:

 



Notícias das Praias