João Fonseca tem ajuda de Alcaraz e Sinner


João Fonseca, jovem promessa do tênis brasileiro
Reprodução Instagram/@joaoffonseca

João Fonseca, jovem promessa do tênis brasileiro

João Fonseca deve entrar para o top-40 no “live ranking” da ATP. O fenômeno do tênis brasileiro vai abrir a próxima semana, virtualmente entre os 40 melhores do mundo no ranking em tempo real. E isso teve uma “mãozinha” de Carlos Alcaraz e outras feras. Hoje, João Fonseca ocupa a 42ª posição da lista fixa.

Para ser confirmado como nº 40 do mundo na lista fixa, a jovem promessa só tinha que igualar o desempenho dos rivais na próxima semana. Mas, contrariando as previsões, João Fonseca desistiu de participar do Masters 1000 de Xangai. Então, tudo depende do desempenho dos rivais no Masters. Dois deles não podem passar da primeira rodada.

Copo meio cheio?

Olhando o copo meio cheio, a decisão de João Fonseca de não jogar um dos dois torneios que acontecem na Ásia desde a semana passada — Tóquio e Pequim — acabou dando resultado. Sem entrar em quadra, João contou com a ajuda dos quatro primeiros do ranking mundial: Carlos Alcaraz, Yannik Sinner, Alexander Zverev e Taylor Fritz. 

Os principais rivais no ranking foram eliminados nas primeiras rodadas. Outros tenistas que vinham “na cola” de João até que conseguiram avançar, mas também caíram antes de alcançar o brasileiro.

Olhando o copo meio vazio, João Fonseca poderia ter enfrentado essas feras e vai ter que contar com a sorte para manter a posição na lista fixa.

Como subiu no ranking sem jogar?

Os três adversários diretos — Alexei Popyrin, Sebástian Baez e Jaume Munar — precisam defender os pontos do Masters 1000 de Xangai de 2024. Como João não participou da última edição, não tem nada a defender e ainda ganhará pontos por entrar em quadra na primeira rodada, o suficiente para subir 3 posições. O único que tomou uma posição do brasileiro foi justamente Leaner Tien, o rival de João na final do Next Gen ATP Finals.

Aberto de Tóquio 2025

No Japão, o argentino Sebastian Baez deu azar de pegar Alcaraz logo na estreia e não resistiu (4/6, 2/6). O espanhol no. 1 do mundo também eliminou Zizou Bergs, que vinha três posições atrás de João Fonseca, e tinha passado pela primeira rodada. Na semifinal desta segunda-feira (29), foi a vez do “parça” de João na Laver Cup, Taylor Fritz, vencer a surpresa Jasen Brooksby, que ganhou 29 posições nesta semana.

Aberto de Pequim 2025

Em Pequim, Lorenzo Sonego, que vinha duas posições atrás de João Fonseca, caiu na primeira partida diante de Zverev (4/6, 3/6). Nesta segunda (29), foi a vez de Yannik Sinner tirar as chances de Fabian Marozsan. Mas Learner Tien venceu Lorenzo Musetti, avançando para a semifinal, e vai ultrapassar João no ranking.



Portal IG