Guarani ‘ajuda’ Ponte a subir, mas ainda sonha com Série B


Ponte Preta e Guarani definem futuro na Série C 2025
Reprodução Instagram/@pontepretaoficial e guaranifc_oficial

Ponte Preta e Guarani definem futuro na Série C 2025

O futebol de Campinas viveu um dos finais de semana mais incríveis na rivalidade centenária entre Ponte Preta e Guarani. Com gols nos acréscimos a favor da Ponte e contra o Guarani, a Macaca garantiu a volta para a Série B, mas o Bugre ainda pode fazer companhia ao arquirrival e disputar título da Série C 2025.

No sábado (27), a Ponte Preta empatou em casa com o Náutico em 1 a 1. No domingo (28), o Guarani perdeu para o Brusque por 3 a 2, fora de casa. Os quatro clubes estão no Grupo C da Série C, em que os dois primeiros garantem acesso à segunda divisão nacional.

Garantida na Série B em 2026, a Ponte é líder com 10 pontos. O Guarani aparece em 2º, com 6 pontos; Náutico em 3º, com 4; e Brusque em 4º, com 3. No Grupo B, que também dá duas vagas, estão Londrina (6 pontos), Floresta (6), São Bernardo (3) e Caxias (3).

Guarani pode ser salvo pela Ponte

Faltando duas rodadas, o Guarani também tem chances de subir — lembrando que os dois rivais caíram juntos no ano passado. O Guarani tem mais dois jogos, mas ainda precisa da “ajuda” do rival. 

O primeiro contra o Náutico, no Brinco de Ouro da Princesa, já pode garantir o acesso — desde que a Ponte não perca para o Brusque. Na última rodada, o dérbi de Campinas, no estádio do rival, pode definir se as equipes voltarão a se encontrar em 2026.

As partidas finais do Grupo C

5ª rodada: sábado, 4 de outubro

  • 17h: Guarani x Náutico
  • 19h30: Brusque x Ponte Preta

6ª rodada: sábado, 11 de outubro

  • 17h: Ponte Preta x Guarani
  • 17h: Náutico x Brusque

Rivais podem ser campeões da Série C

Tanto Guarani quanto Ponte Preta ainda podem conquistar o título da Série C. Para a Ponte chegar à decisão, basta vencer o Brusque na próxima rodada.

Se a Ponte empatar e o Guarani vencer os dois jogos, inclusive o confronto direto, é o Bugre que vai para a final, se vingando do rival em grande estilo.

O Guarani é o campeão Brasileiro de 1978, mas a Ponte Preta nunca ganhou um título de maior projeção.

Sobe e desce de Ponte e Guarani

  • Em 2014, a Ponte Preta subiu para a Série A, enquanto o Guarani permaneceu na Série C
  • O Bugre subiu em 2016 e esperou apenas um ano para reencontrar a Macaca, que saiu da elite em 2017 
  • Os dois clubes jogaram juntos a série B de 2018 até 2024, quando ambos foram rebaixados
  • Em 2025, os clubes se encontraram na série C e ainda caíram no mesmo grupo de acesso

Como foi o sábado maluco em Campinas

Líder de um dos grupos de acesso à série B, a Ponte Preta enfrentou no sábado (27) o Náutico, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. A equipe perdia até os 48 do segundo tempo, quando  Miguel  marcou seu primeiro gol entre os profissionais e igualou: 1 a 1.

Para garantir o acesso, a Ponte Preta precisava que o Bugre fosse derrotado pelo Brusque, no jogo que começou logo em seguida.

O Guarani saiu na frente, mas levou a virada em Santa Catarina. O time de Campinas ainda buscou o empate no fim, mas um gol de Everton Alemão, aos 54 minutos do segundo tempo definiu o resultado: 3 a 2 para o Brusque.

Nesse roteiro de cinema, o gol nos acréscimos que decretou a derrota do Guarani confirmou o acesso da Ponte Preta à Série B do Brasileirão.



Portal IG