Palmeiras assusta, mas bate River Plate e avança na Libertadores


Palmeiras assusta, mas bate River Plate e avança às semifinais da Libertadores
Cesar Greco / Palmeiras

Palmeiras assusta, mas bate River Plate e avança às semifinais da Libertadores

O Palmeiras está nas semifinais da Libertadores. Nesta quarta-feira (24), no Allianz Parque, o Verdão voltou a vencer o River Plate, desta vez, por 3 a 1, e assim, se classificou na edição de 2025 do torneio.

No  jogo de ida, disputado no Monumental de Núñez na última semana, o Alviverde havia derrotado a equipe portenha pelo mesmo placar, com gols de Vitor Roque e Gustavo Gómez. Lucas Martínez Quarta, na reta final, descontou para os mandantes.

Nesta noite, Maximiliano Salas, atacante recém contratado junto ao Racing, abriu o marcador nos primeiros minutos. Apesar da baixa estatura, o argentino antecipou Flaco López e cabeceou o cruzamento de Juanfer Quintero para o fundo das redes.

No início do segundo tempo, o time da Barra Funda empatou. Piquerez cruzou e encontrou Vitor Roque sem marcação. O “Tigrinho” parou nas mãos de Franco Armani em seu cabeceio, mas finalizou forte no rebote para deixar tudo igual.

Na reta final do duelo, Marcos Acuña derrubou Facundo Torres dentro da área: pênalti, segundo cartão amarelo e expulsão. Com um a mais, o Palestra confirmou sua classificação com Flaco López, que bateu forte no meio do gol, estufando o barbante. Pouco tempo depois, o argentino ampliou a vantagem com uma pintura. O centroavante cortou o marcador de letra e encobriu o arqueiro rival.

Com a classificação, o Palmeiras aguarda o resultado do confronto entre São Paulo e LDU para conhecer o seu próximo adversário na competição continental.

Na  primeira partida, realizada na altitude de Quito, o time equatoriano surpreendeu e derrotou os brasileiros por 2 a 0. Para reverter a situação ainda no tempo normal, o Tricolor precisará de uma vitória por três ou mais gols. Qualquer triunfo por dois gols de diferença leva a decisão aos pênaltis.

Do outro lado da chave, Estudiantes de La Plata e Flamengo decidem quem será o rival do Racing na semifinal. A equipe de Avellaneda se colocou entre os quatro melhores times do continente pela primeira vez neste século ao  superar o Vélez Sarsfield, vencendo ambos os jogos por 1 a 0.

No outro confronto, o clube carioca derrotou, na ida disputada no Maracanã, a equipe platense por 2 a 1. Portanto, uma vitória simples argentina leva a vaga para as penalidades máximas, enquanto qualquer resultado superior garante a classificação nos 90 minutos. O Fla joga pelo empate.

Semifinais e próximas partidas

As semifinais da Libertadores de 2025 acontecerão entre os dias 21 e 30 de outubro. As datas e os horários de cada confronto ainda não foram definidos pela Conmebol.

Antes disso, as equipes possuem diversos compromissos em seus torneios locais. No próximo domingo (28), às 16h (horário de Brasília), o Palmeiras vai à Salvador enfrentar o Bahia, pela 25ª rodada do Brasileirão.

No mesmo dia, às 18h30, o River Plate recebe, no Monumental de Núñez, o surpreendente Deportivo Riestra, líder do Grupo B, pela 10ª rodada do Clausura (segunda edição do Campeonato Argentino no ano).



Portal IG