Novo Mitsubishi Eclipse Cross elétrico é um… Renault. Entenda


Recentemente, a Mitsubishi apresentou seu mais novo modelo 100% elétrico: trata-se do Eclipse Cross EV, que não tem nada a ver com o SUV médio que é fabricado e vendido aqui no Brasil. Isso porque, além da motorização elétrica, o novo Eclipse Cross EV é basicamente um Renault Scènic convertido para Mitsubishi. 

+Mitsubishi Outlander volta em nova geração híbrida plug-in; saiba mais

+Compra do Ano/Elétrico até R$ 400 mil: Renault Megane E-Tech

Eclipse Cross EV – Foto: Mitsubishi/divulgação

Eclipse Cross EV tem plataforma de Renault

Essa façanha é possível graças a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, permitindo que as três marcas compartilhem tecnologias entre si. Tanto é que o novo modelo da fabricante japonesa é feito sobre a plataforma modular CMF-EV, mesma do Renault Megane E-Tech oferecido aqui no Brasil. Sua chegada oficial ao mercado está programada para o comecinho de 2026. 

Dimensões

Eclipse Cross EV – Foto: Mitsubishi/divulgação

O Eclipse Cross EV é maior, com porte de SUV médio: 4,47 m de comprimento, 1,86 m de largura e 2,78 m de entre-eixos, com altura de apenas 1,57 m. Para efeito de comparação, o Megane E-Tech tem 4,20 m de comprimento e cerca de 2,70 m de entre-eixos. O Mitsubishi, porém, não oferece porta-malas tão grande: são pouco menos de 480 litros com as duas fileiras de bancos montadas.  

Eclipse Cross EV - Foto: Mitsubishi/divulgação
Eclipse Cross EV – Foto: Mitsubishi/divulgação

Eclipse Cross EV e Scènic E-Tech compartilham basicamente o mesmo formato e porte. Mas o Mitsubishi tem frente própria, alinhada a mais nova identidade visual da marca japonesa (lembra o Outlander PHEV vendido por aqui), e também mudanças pontuais no parachoque traseiro, rodas e frisos laterais. A cabine, em contrapartida, não esconde as origens: com volante mais quadrado, multimídia vertical de 12,3” e cockpit voltado ao motorista, é quase igual a do Renault.  

Eclipse Cross EV – Foto: Mitsubishi/divulgação

Motor de Megane E-Tech

A motorização do Mitsubishi, por enquanto, é única. A fabricante diz que, futuramente, ele e terá outra opção mais “mansa”, só que na estreia ele usa sempre um motor elétrico dianteiro com cerca de 218 cv de potência e 30,6 mkgf de torque imediato. Vale lembrar que é praticamente o mesmo conjunto do nosso Megane E-Tech, que no Eclipse Cross EV permite aceleração de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e velocidade máxima de 170 km/h.  

Eclipse Cross EV – Foto: Mitsubishi/divulgação

Chama a atenção a generosa autonomia de 600 km, de acordo com testes pelo ciclo europeu WLTP. Ela é permitida por baterias de tração com 87 kWh de capacidade, que podem receber recarga ultrarrápida de até 150 kW de potência. O carro também conta com soluções para fazer a carga render mais, a exemplo do modo One Pedal.  

Eclipse Cross EV – Foto: Mitsubishi/divulgação

Todo o pacote mecânico é Renault. Suspensões independentes, eixo traseiro com fixação multibraço, freios a disco nas quatro rodas, direção com assistência elétrica progressiva, entre outros. A Mitsubishi apenas fez ajustes próprios, seguindo seus padrões e preferências de cada público consumidor.  

Tecnologias

Eclipse Cross EV – Foto: Mitsubishi/divulgação

No pacote de série das especificações mais completas do Eclipse Cross EV, rodas de liga-leve aro 20, iluminação ambiente em LED personalizável, teto panorâmico com função fotocrômica (protege a cabine do sol forte), sistema de frenagem regenerativa configurável em quatro níveis, funções do Google integradas na multimídia (Assistente de Voz, Play Store, Maps e afins), sistema de som Harman Kardon, seletor de modos de condução (Eco, Comfort, Sport e Personal), conexão com app da Mitsubishi, até 20 assistentes inteligentes de condução e por aí vai.  

PreviousNext

Vem para o Brasil? 

No momento, as chances são pequenas. Por aqui, a Mitsubishi ainda não iniciou suas operações de modelos 100% elétricos, focando no turbodiesel (Triton e Pajero Sport), gasolina (Eclipse Cross 1.5T) ou mesmo no híbrido plug-in (Outlander PHEV). Fora isso, a marca tem se dado bem vendendo a primeira geração do Eclipse Cross por aqui: o modelo é fabricado em Catalão (GO) e não dá indícios de sair de linha por enquanto. Elétrico? Deve ficar para o futuro…

O post Novo Mitsubishi Eclipse Cross elétrico é um… Renault. Entenda apareceu primeiro em Motor Show.



Motor Show