
Voos foram cancelados após drones serem avistados no Aeroporto de Copenhague, na Dinamarca
O Aeroporto de Copenhague, o maior da Dinamarca, foi fechado por várias horas na noite desta segunda-feira (22) após ” dois ou três drones de grande porte ” serem vistos sobrevoando a área, segundo a polícia local.
O espaço aéreo foi bloqueado por volta das 20h30, no horário local (15h30, no horário de Brasília), impedindo pousos e decolagens até a reabertura, registrada pouco depois da meia-noite local.
Durante a suspensão, voos foram cancelados ou sofreram atrasos, enquanto aeronaves que se aproximavam da capital dinamarquesa foram redirecionadas para outros destinos no país e para as cidades suecas de Gotemburgo e Malmö.
Passageiros com rotas para Hamburgo, Berlim e Frankfurt também foram afetados, de acordo com comunicado do aeroporto.
A polícia de Copenhague afirmou à CNN que, até as 22h15 (17h15, no horário de Brasília), nenhuma prisão havia sido efetuada e que as investigações continuam. O aeroporto informou em publicação no X que os drones ainda estavam próximos da área às 23h17 (18h17, no horário de Brasília).
Outro caso na Noruega
No mesmo dia, a polícia de Oslo prendeu dois estrangeiros por pilotarem drones em área restrita da capital norueguesa, sobre a Fortaleza de Akershus, um castelo medieval usado em eventos oficiais.
As autoridades destacaram que não há indícios de ligação entre os episódios da Dinamarca e da Noruega.
O alerta de segurança com drones na região ocorre semanas após aeronaves russas não tripuladas terem violado o espaço aéreo da Polônia e da Romênia, levando a OTAN a reforçar a defesa em sua fronteira leste.
Até o momento, não há indícios de relação desses incidentes com o ocorrido em Copenhague.
IG Último Segundo