
Piloto brasileiro Gabriel Bortoleto, da equipe Sauber F1
O mês de setembro marcou os 10 anos sem pódio do Brasil na Fórmula 1. O último pódio verde-amarelo foi em 2015, com Felipe Massa, pilotando a Williams, em Monza. Faltando sete corridas para o fim da temporada 2025, o torcedor brasileiro está ansioso para saber se Gabriel Bortoleto pode acabar com a “seca” ainda neste ano.
O estreante já conseguiu resultados expressivos na F1, colocando a Sauber na zona de pontuação em quatro das últimas sete corridas. A melhor posição foi o sexto lugar, no GP da Hungria. Bortoleto não está entre os favoritos para conquistar pódios este ano, mas pode se inspirar em outros pilotos que derrubaram os prognósticos, como seu companheiro Nico Hulkenberg, além de Isack Hadjar (Racing Bulls) e Carlos Sainz (Williams Racing).
Chances de pódio em 2025
Um pódio pode “cair no colo” do brasileiro em qualquer corrida — como nos GP dos EUA, México ou Catar —, mas elegemos quatro circuitos favoritos, considerando as características de Bortoleto e da Sauber.
GP de Singapura, 5 de outubro de 2025
O rápido circuito de rua de Marina Bay, em Singapura é a próxima oportunidade. Pela dificuldade de ultrapassar, tudo pode depender de uma boa posição de largada ou de uma boa estratégia de pit stop. Aproveitar uma bandeira amarela, comum nesta corrida, pode ser o caminho para ganhar posições. Se isso for causado pelo abandono de Max Verstappen ou uma das McLaren, as chances aumentam.
GP do Brasil, 9 de novembro de 2025
O Grande Prêmio de São Paulo entra na lista pela mítica que envolve o circuito de Interlagos, onde o Brasil não sobe ao pódio desde 2014 (ou 10 corridas). As curvas de baixa e média velocidade não favorecem a Sauber, apesar das duas retas. Com o clima instável, saber o momento certo de trocar os pneus (ou não), nos primeiros chuviscos, pode ser fundamental. Apesar de ter nascido na Grande São Paulo, Gabriel Bortoleto tem pouca familiaridade com a pista. Mas, torcida não vai faltar.
GP de Las Vegas, 23 de novembro de 2025
A terceira corrida em solo norte-americano, na noite de Las Vegas, pode ser a melhor oportunidade de pódio para o Brasil nesta temporada. O circuito, que tem duas das curvas mais rápidas da F1, apresenta características mais parecidas com Spa-Francorchamps e Monza, onde Bortoleto teve ótimos desempenhos. A três corridas do fim da temporada, as chances de um enrosco entre os líderes do campeonato também é maior.
GP de Abu Dhabi, 7 de dezembro de 2025
Será a última chance de pódio nesta temporada, em uma pista que traz boas lembranças para Bortoleto. Foi no circuito de Yas Marina que o brasileiro conquistou o título da F2, no ano passado, chegando em 2.º nas duas corridas. Essa aparente coincidência tem se mostrado decisiva nos melhores resultados na atual temporada. O campeonato já pode estar decidido entre Piastri e Norris, com as grandes equipes de olho em 2026, assim a concorrência seria menor.
Portal IG