Lucca Mendonça – especial para a Motor Showi Lucca Mendonça – especial para a Motor Show https://motorshow.com.br/autor/lucca-mendonca-especial-para-a-motor-show
20/09/2025 – 7:00
Precisa de porta-malas e quer um SUV pequeno, daqueles que não custam mais que R$ 170 mil? Essa associação, claro, não é das mais indicadas: os maiores espaços para bagagens você vai encontrar nos modelos maiores, lógico. Porém, se um SUV maior não cabe no orçamento, os pequenos podem atender bem quando o assunto é porta-malas.
+Avaliação: Fiat Pulse Abarth 2026 está completo como nunca. E nervoso como sempre
+Avaliação: VW Nivus 2025 fica tranquilo com a chegada do Tera?

Quer ver? Nesse ranking entram VW Tera, VW Nivus, Renault Kardian, Fiat Pulse, Citroën Basalt, além do (um tanto esquecido) Kia Stonic. Um time que não passa dos R$ 165 mil, mas que normalmente ronda os R$ 150 mil ou menos.
SUVs pequenos com maiores porta-malas:
6º: Fiat Pulse – 320 litros

A Fiat divulga 370 num método de medição que só eles usam, através de líquido. Porém, no padrão tradicional VDA, ele pouco supera o hatch Argo: são 320 litros.
5º: Kia Stonic – 325 litros

Apesar de oferecer boas dimensões nesse segmento, e motorização híbrida-leve, o Stonic conta com apenas 325 litros de capacidade declarada do porta-malas. Perde pouco para o Pulse.
4º: VW Tera – 350 litros

Pequeno, o Tera oferece espaço razoável para bagagens: são 350 litros, ou 50 a mais que o hatch Polo.
3º: Renault Kardian – 410 litros

Primeiro a passar a barreira dos 400 litros dessa lista é o Kardian, da Renault. Além do bom porta-malas, ele também brinda com espaço interno elogiável para os ocupantes.
2º: VW Nivus – 415 litros

Em segundo lugar, o outro SUV pequeno da VW, mas este com carroceria coupé: trata-se do Nivus, que também tem as etiquetas mais caras desse grupo. São 415 litros de espaço para as malas, ou um pouquinho a mais que o Renault.
1º: Citroën Basalt – 490 litros

Sim, são quase 500 litros de espaço de bagagens em um SUV pequeno. O Basalt conta com o maior porta-malas dentre os rivais, e também o espaço interno mais folgado da categoria. De quebra, o modelo da Citroën aposta na boa relação custo X benefício.
Motor Show