‘faz a pole mas não vence’


Charles Leclerc (Scuderia Ferrari) larga na pole, mas não vence o GP do Azerbaijão
Reprodução Instagram/@charlesleclerc

Charles Leclerc (Scuderia Ferrari) larga na pole, mas não vence o GP do Azerbaijão

Nas últimas quatro corridas de Fórmula 1 no Azerbaijão, uma mistura de euforia e decepção tem acompanhado Charles Leclerc. O piloto da Scuderia Ferrari sempre larga na frente, mas nunca consegue a vitória nas ruas de Baku. Para quebrar a escrita com uma vitória, Leclerc precisa repetir o feito de Ayrton Senna, em 1991.

Vai para o Guinness!

Se a história de Leclerc no Grande Prêmio do Azerbaijão se repetir em 2025, será um recorde absoluto. Mas na verdade, o que parece uma “maldição”, está mais para coincidência.
Apenas Valtteri Bottas, em 2019, conseguiu vitória largando da pole — com a melhor volta de Leclerc, acredite. Nesta temporada, quem largou na frente venceu 10 das 16 corridas até aqui.

Quando e onde assistir a F1?

  • Treino classificatório: sábado (20) às 9 da manhã
  • GP do Azerbaijão 2025: domingo (21) às 8 da manhã
  • Transmissão ao vivo: BAND e BandSports

História se repete nos circuitos de rua

Mas esta não é uma situação inédita na Fórmula 1, se tratando de corridas de rua. Quem passou por uma situação muito parecida — mas em anos intercalados — foi o eterno Ayrton Senna, em quatro edições do GP Austrália entre os anos de 1985 e 1990. Em 1991, Senna finalmente largou na pole position e venceu no circuito de rua de Adelaide pela primeira vez.
Quem também passou pela mesma situação foi o bicampeão Jim Clark, no circuito de rua mais famoso do mundo, no GP de Mônaco — terra de Charles Leclerc — há quase 60 anos.

Chances de Leclerc repetir o “feito”

Conquistar a pole nesta edição será difícil, mas não é impossível. Prova disso é que Leclerc já conseguiu largar na frente no GP da Hungria, há cinco semanas.
Então vem a parte mais fácil, pois a Ferrari não vencer seria um resultado mais do que esperado. A melhor colocação de Leclerc em 2025 foi um segundo lugar correndo em casa. Largando na primeira fila a história já pode ser outra.

Analisamos as odds de apostas na F1 para calcular as chances estimadas para o resultado de 2021 em diante no GP do Azerbaijão se repetir. 
Segundo as odds fornecidas pela  Novibet(antes do primeiro treino), Charles Leclerc teria 18% de chance de largar na pole. Para isso, teria que desbancar os favoritos Oscar Piastri, Lando Norris (McLaren) e Max Verstappen (Red Bull Racing), nesta ordem. O piloto da Ferrari teria também 10% de chances de vencer a corrida, ou seja, 90% de não vencer. 
Cruzando os dois prognósticos, a chance de largar na frente e não vencer seria de 16% — nada desprezível, diga-se de passagem. Os favoritos, não por acaso, são os três primeiros do campeonato. Mas é claro que se o piloto monegasco conseguir largar em primeiro lugar novamente, esse prognóstico melhora bastante, diminuindo a possibilidade de repetir os anos anteriores.

Quais as chances de Gabriel Bortoleto?

Gabriel Bortoleto corre atrás do seu primeiro pódio na F1. Mas o melhor resultado esperado seria colocar a Sauber novamente entre os seis primeiros colocados. Segundo as odds, as chances de Bortoleto repetir seu melhor resultado são de 11%. O brasileiro guarda boas lembranças desse circuito, onde assumiu a liderança da F2, no ano passado, apesar da 4ª colocação na corrida.

Treinos e Classificação

No primeiro treino livre, realizado neste sexta (19), o jovem talento ficou apenas na 14ª posição, atrás do companheiro Nico Hulkengerg. Charles Leclerc só ficou atrás das McLaren de Norris e Piastri.

No segundo treino livre, o domínio foi justamente das Ferraris, mas com Lewis Hamilton logo à frente de Leclerc, por menos de um décimo de segundo. Em seguida vieram as duas Mercedes, de George Russell e Andrea Kimi Antonelli. As McLaren e a Red Bull de Verstappen desta vez ficaram para trás. Bortoleto foi apenas o 15º.



Portal IG