Foi sob muitos aplausos de Andre Agassi e do público no Chase Center, em San Francisco, nos Estados Unidos, que João Fonseca derrotou Flavio Cobolli na noite de sexta-feira (19), já madrugada de sábado (20), no Brasil. O brasileiro, 42º do mundo derrotou o italiano, 25º, por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3, em uma hora e 26 minutos.
A partida foi válida pela midiática Laver Cup, torneio de exibição criado pelo craque Roger Federer. A disputa não vale pontos no ranking, mas a inclusão do brasileiro de 19 anos entre os participantes é significativa, por colocá-lo ao lado de nomes como o espanhol Carlos Alcaraz, número um do mundo.
Os atletas são divididas em duas equipes, uma com atletas da Europa, outra com representantes do resto do mundo. Fonseca foi o responsável por dar ao Time Mundo seus primeiros pontos, ganhando muitos aplausos com a força de seu “forehand”. Havia personalidades na plateia como o próprio Federer e atletas do Golden State Warriors, que manda seus jogo da NBA no Chase Center.
“É um prazer estar aqui, diante de tantas lendas do esporte. Significa muito estar nesta quadra”, disse o jogador, o mais jovem dos oito anos de história da Laver Cup. “Meu time me ajudou a me manter positivo. Eu estava um pouco nervoso, mas comecei a falar mais com o Andre”, referindo-se, com alguma intimidade a Agassi, capitão do Time Mundo.
Lenda do esporte, o norte-americano de 55 anos se aposentou 12 dias após o nascimento de João. “Estávamos conversando sobre isso. Ele falou que se aposentou em 2006, eu falei que nasci em 2006. Ele, então, disse: ‘Pô, obrigado, cara, obrigado’. É realmente incrível ter contato com essas lendas. Eu só agradeço.”
Folha de S.Paulo