BYD quer ter 50% de peças brasileiras até 2027, e busca fornecedores


A BYD já está com sua fábrica baiana em Camaçari pronta. No início de julho, começou a montar os primeiros exemplares de Dolphin Mini, Song Pro e King DM-i, ainda em caráter experimental, anunciando que o volume de unidades aumentaria ao longo do tempo. Porém, a marca ainda está em busca de alguns fornecedores… 

+GWM Ora 03 ganha descontão para brigar com o BYD Dolphin 2026

+Quais são os carros que sairão da nova fábrica da GWM no Brasil

Fábrica da BYD em Camaçari (BA) - Foto: Divulgação/BYD
Fábrica da BYD em Camaçari (BA) – Foto: Divulgação/BYD

Busca fornecedores

Em conferência digital com associados da Abipeças e do Sindipeças, a marca chinesa lançou a campanha “BYD Quer Conhecer Você”, para selecionar fornecedores brasileiros e desenvolver uma cadeia local de suprimentos para sua unidade fabril. Ou seja: parece que a fabricação de unidades em série ainda não está tão próxima assim… 

Emblema BYD – Foto: Lucca Mendonça

Na realidade, “fabricação” não. De início os carros vão vir da China no esquema SKD (Semi Knocked-Down, ou “semi-desmontado”), mas depois passarão a contar com estampagem, soldagem, pintura e componentes periféricos nacionais. A planta da Bahia, ex-Ford, é habilitada para fazer 150 mil carros ao ano, mas há planos de dobrar esse número nos próximos anos.  

50% de nacionalização até 2027

Produção BYD Camaçari (BA)
Produção BYD Camaçari (BA) – Foto: Mauro Balhessa

O objetivo da conversa com a Abipeças e com o Sindipeças é atingir uma meta, que a marca pretende nesse seu processo de fabricação nacional: ter 50% de peças e componentes brasileiros nos carros até 2027, leia-se “dentro de menos de dois anos”. Segundo ela, quase 300 associados de dezenas de empresas brasileiras, da Bahia ou não, interessadas em fazer parte da cadeia de fornecimento de componentes para seus carros. 

Fábrica da BYD em Camaçari (BA) – Foto: Divulgação/BYD

Porém, empresas vizinhas de estado terão benefícios, de acordo com a chinesa: além dos detalhes sobre a lista de partes e peças, há um conjunto de incentivos fiscais para seus futuros fornecedores no estado da Bahia, para “impulsionar a cadeia produtiva local e fortalecer a indústria na região”, destaca.  

A relação de itens apresentada às entidades já conta com centenas de demandas diretas e indiretas, contemplando partes essenciais como para-choques, pneus e baterias. A lista completa de peças será disponibilizada em breve aos associados do Sindipeças e da Abipeças, promete.  

Produção BYD Camaçari (BA) – Foto: Mauro Balhessa



Motor Show