
Fachada de loja da Camisaria Colombo em SP
A Polícia Civil de São Paulo (PCSP) deflagrou, nesta quinta-feira (21), uma operação que mira um esquema de fraude bancária milionária e ocultação de patrimônio. Entre os alvos da ação estão os donos da Camisaria Colombo, os irmãos Álvaro Jabur Maluf Júnior e Paulo Jabur Maluf.
Álvaro já foi detido pelas autoridades, enquanto o mandado contra Paulo ainda não tinha sido cumprido até às 7h30, segundo informações da TV Globo.
Outros alvos da operação são um representante legal e um funcionário da empresa de gestão de ativos BS Capital, identificados como Bruno Gomes de Souza e Mauricio Miwa, respectivamente.
Os agentes também cumprem 12 de busca e apreensão em São Paulo, Birigui e Avaré, no interior do estado, além de Brasília. A ação envolve mais de 20 agentes da Delegacia de Crimes Cibernéticos.
O esquema
Segundo as investigações, o grupo explorava uma falha em uma plataforma de pagamentos para gerar créditos falsos e movimentar os valores de forma pulverizada em diferentes contas. Estima-se que o esquema tenha movimentado R$ 21 milhões.
Parte dos recursos foi concentrada em uma única empresa, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP).
A chamada Operação Fractal começou em dezembro do ano passado, após denúncia pela instituição financeira. A apuração aponta, ainda, que o esquema tinha como objetivo esconder patrimônio durante o processo de recuperação judicial da varejista de moda masculina, o que teria causado prejuízos a credores e ao sistema financeiro nacional.
O Portal iG entrou em contato, via e-mail, com a Camisaria Colombo e com a BS Capital para solicitar posicionamentos sobre a operação, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para manifestações.
IG Último Segundo