Lucca Mendonça – especial para a Motor Showi Lucca Mendonça – especial para a Motor Show https://motorshow.com.br/autor/lucca-mendonca-especial-para-a-motor-show
20/08/2025 – 15:00
Além de ser o carro nacional mais caro, o BMW X5, SUV médio-grande da fabricante alemã, merece ainda outro título: foi o primeiro híbrido plug-in, aquele recarregável em fontes externas, feito em solo nacional. Veio antes, até mesmo, dos chineses da BYD ou GWM, com produção iniciada no final de 2024.
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Quanto custa o carro nacional mais caro?
Sem ciceronear, falamos de R$ 787 mil, valor cobrado pela versão xDrive50e do BMW X5. É a única fabricada em solo nacional, na planta de Araquari (SC), ao lado do sedan Série 3, e dos SUVs X1 e X4.
Como é o BMW X5 PHEV?
O BMW X5 vendido hoje é o de quarta geração. Foi lançado em 2018, com a plataforma modular CLAR, e passou por uma atualização visual na linha 2024, quando ganhou o face-family mais recente da marca alemã. De porte médio-grande, concorre com Volvo XC90 e Audi Q7, ainda que tenha só cinco lugares, frente a sete dos rivais.

Essa configuração híbrida plug-in nacional traz a união de um motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha, que queima apenas gasolina, junto de um motor elétrico de tração. São 313 cv de potência do 3.0, mais outros quase 200 cv do elétrico, totalizando 489 cv combinados. O torque total supera os 71 mkgf, e ele é distribuído entre as quatro rodas de forma automática e inteligente (a tração é integral sob demanda). Na transmissão, uma caixa automática de oito velocidades.

Oficialmente, a BMW declara que o X5 PHEV nacional cumpre a prova de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, atingindo os 250 km/h de velocidade máxima. No consumo médio, pelo Inmetro, são 22,8 km/lE na cidade e 23,4 km/lE na estrada, numa métrica que calcula a equivalência de consumo com gasolina quando o híbrido plug-in está rodando no modo puramente elétrico.

O X5 plug-in, aliás, tem quase 80 km de autonomia no modo elétrico, sem gastar uma gota sequer de gasolina, pela medição do PBEV. Isso graças a baterias de tração com 25,7 kWh, que alimentam o motor elétrico de tração. No modo elétrico, o SUV da BMW consegue trafegar a até 140 km/h. As recargas são garantidas em até 22 kW de potência, recuperando 100% da carga em aproximadamente 1 hora e 40 minutos.
Equipamentos do BMW X5

Além da grade com contorno iluminado em LED, o modelo traz rodas aro 21, painel digital de 12,3”, multimídia de 14,9” (as duas telas vão unidas numa só moldura), tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, ar digital automático de 3 zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento, luzes ambientes em LED personalizável, além de um amplo pacote ADAS com assistentes de condução.

Segundo a BMW, a decisão de produzir o X5 híbrido plug-in em Araquari foi incentivada pelo forte desempenho dos modelos eletrificados no mercado brasileiro. De acordo com a marca, em 2024, um em cada quatro BMWs vendidos no país foi totalmente elétrico ou híbrido plug-in.
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