O fisiculturista profissional Urs Kalecinski anunciou na manhã desta quarta-feira (20) que migrará da Classic Physique —categoria que estabelece um limite de peso relativo à altura do competidor— para a Open —divisão em que não há limite de peso. Por meio de sua conta oficial nas redes sociais, o atleta alemão afirmou que a necessidade de perder praticamente 15 kg de massa muscular exige dele um sacrifício “tremendo”.
“A minha luta para bater o peso da Classic Physique fica cada vez mais difícil, a ponto de eu ter que sacrificar tremendamente minha saúde ou até mesmo o meu melhor físico potencialmente possível. Aqueles que me acompanharam durante a preparação para o Olympia do ano passado sabem que eu sofria de depressão e ansiedade enquanto tentava evoluir, pensando que, de alguma forma, sempre seria possível perder todo o peso conquistado quando chegasse a hora de me preparar para a competição. Agora sei que subestimei as consequências de uma perda de peso tão grande. Meu corpo foi submetido a um estresse contínuo, e minha saúde mental foi afetada constantemente por essa situação”, disse Kalecinski, que era rival de Ramon Dino e agora passa a outra categoria.
“Estou agora com 17 kg a mais do que o meu limite de peso para a categoria exige, mas meu corpo está quase pronto para o palco —o que significa que eu teria que perder cerca de 15 kg de pura massa muscular para atingir meu limite. Honestamente, isso parece errado”, completou.
Atual terceiro colocado no Olympia, Kalecinski também destacou que, no momento, não está no mesmo nível dos melhores atletas Open do planeta. Entretanto, o fisiculturista de 27 anos afirmou que esse fato não vai impedi-lo de se “apaixonar novamente por esse esporte” e “lutar por uma versão nova e mais madura” de seu físico. Ainda de acordo com ele, seu corpo parece querer “soltar todos os freios”.
Profissional desde 2019, o alemão estreou no Olympia em 2021, aos 23 anos de idade, quando ficou em quarto lugar. Desde então, ele esteve três vezes consecutivas no top 3.
Confira na íntegra a publicação na qual Kalecinski anunciou a mudança de categoria
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Folha de S.Paulo