Elefante-marinho surpreende banhistas na praia da Maranduba, em Ubatuba – Notícias das Praias


 

Um elefante-marinho surpreendeu banhistas que caminhavam na manhã desta quinta-feira, dia 14, pela praia de Maranduba, na costa sul de Ubatuba. O animal surgiu na praia por volta do meio-dia, permaneceu na faixa de areia por alguns minutos e, espontaneamente, retornou ao mar e não foi mais visto.

Os banhistas que caminhavam pela praia filmaram e fotografaram o animal  que era enorme e aparentemente, se encontrava bem de saúde.  Normalmente, esses animais chegam as praias da região para descansar e posteriormente, seguirem suas jornadas.

Vídeo postado por internauta do elefante-marinho na Maranduba:

 

O Instituto Argonauta foi acionado, mas segundo consta, quando chegou na Maranduba, o animal já tinha partido. O instituto estaria tentando monitorar o animal  que poderá  aparecer em outras praias da região.

Segundo informações anteriores do instituto, o comportamento do animal é considerado natural para a espécie, principalmente durante o período de migração. A expectativa é de que ele retome a rota por conta própria.

O instituto recomenda que caso o animal apareça em outras praias, a população deve evitar qualquer aproximação, não tocar, não alimentar e acionar os técnicos do Argonauta.

O elefante-marinho é um mamífero da ordem dos pinípedes, grupo que inclui ainda focas, leões-marinhos e morsas. Essa espécie costuma habitar regiões subantárticas, onde se reproduz e realiza longas migrações em busca de alimento e descanso.

No início de julho, um elefante-marinho foi encontrado ferido em um costão do Guarujá. O animal era jovem, pesava cerca de 94 kg, apresentava lesões na lateral do corpo e foi socorrido por técnicos do Instituto Gremar.

De acordo com especialistas, fatores como alterações climáticas e mudanças nas correntes oceânicas podem estar influenciando o deslocamento desses animais para regiões mais ao norte, onde costumavam ser raros.



Notícias das Praias