Pela primeira vez na história, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos terão venda de “naming rights” dos locais de competição. A organização da edição 2028 do megaevento esportivo, que ocorrerá em Los Angeles, fez o anúncio nesta quinta-feira (14), apontando Comcast e Honda como os parceiros inaugurais na iniciativa.
O programa piloto, desenvolvido pela organização dos Jogos com o apoio do COI (Comitê Olímpico Internacional), permite que os parceiros de Los Angeles-2028 mantenham os nomes comerciais que já são usados em algumas arenas e comprem ativos de marketing adicionais.
Também abre direitos de nomenclatura para até 19 locais temporários para parceiros olímpicos mundiais e patrocinadores de LA28. Já as arenas cujos nomes atuais são de não parceiros terão que seguir as regras de “local limpo”, ou seja, sem referência à marca.
A Comcast CMCSA.O emprestará seu nome ao Comcast Squash Center, onde o squash fará sua estreia olímpica no cenário de Courthouse Square. O Honda Center, em Anaheim, vai se tornar a primeira arena a manter seu nome durante uma competição olímpica, sediando o vôlei.
“Sempre que você é o primeiro a fazer algo no contexto dos Jogos Olímpicos, é um grande feito”, disse o presidente de LA28, Casey Wasserman.
“É uma grande oportunidade para nós e é uma grande declaração de apoio do COI. Acreditamos que será uma plataforma, uma oportunidade realmente poderosa no setor comercial. Então, estamos muito entusiasmados.”
Wasserman disse que os acordos introduzem um “novo modelo comercial” para o movimento olímpico. O COI tradicionalmente impunha regras rígidas de marca durante os Jogos, ocultando sinalizações corporativas nos locais de competição.
O dirigente observou que o dinheiro da venda de direitos de nome de locais será adicional à meta geral de receita de patrocínio já divulgada, de US$ 2,5 bilhões (R$ 13,5 bilhões), que LA28 chama de maior arrecadação de receita comercial no esporte.
“Fomos muito conservadores, não temos nenhuma dessa receita [dos ‘naming rights] em nosso orçamento. Então, qualquer receita é lucro adicional”, disse Wasserman.
“Tendo dito isso, achamos que poderá ser significativo. É uma plataforma realmente poderosa para parceiros de marca se envolverem conosco e também com o mundo, porque faz parte da transmissão. O alcance é realmente impressionante”, acrescentou.
De uma perspectiva prática, a possibilidade de o SoFi Stadium e a Crypto.com Arena manterem seus nomes durante os Jogos ajudará os fãs a navegar pela cidade.
“Como uma questão puramente de orientação geográfica, é uma peça importante do quebra-cabeça”, afirmou Wasserman.
A Comcast, que detém os direitos de transmissão dos Jogos nos Estados Unidos por meio da NBC e da Peacock, disse que apoiará LA28 “em todas as unidades da empresa”, incluindo cobertura e exibição do campeonato de squash.
Já a Honda, segundo Ed Beadle, vice-presidente da American Honda Motor Co., com sua arena em Anaheim, nos arredores de Los Angeles, “entrará no palco internacional para impulsionar sonhos olímpicos”.
Os dirigentes de LA28 apontaram que novos parceiros de “naming rights” são esperados à medida que continua a contagem regressiva para o evento.
Folha de S.Paulo