
Flamengo luta até o fim, mas acaba eliminado do Mundial de Clubes
Nesta quarta-feira (13), o Flamengo anunciou o fim da parceria de quatro anos com a Pixbet. Em nota, o clube esclareceu que o fim do contrato patrocínio também engloba o licenciamento da FlaBet, uma iniciativa inédita no Brasil e, possivelmente, no mundo. Com essa notícia, além da expectativa pelo anúncio de um novo patrocinador, cabe entender qual será o destino do projeto da Flabet.
O projeto FlaBet
A ideia de criar Flabet foi divulgada em julho de 2024 e aprovada pelo Conselho Deliberativo do Flamengo há exatamente um ano. O contrato previa um receita de 1% do faturamento da bet para o rubro-negro, com uma garantia mínima de R$ 82,5 milhões até 2027, sendo R$ 10 milhões no primeiro ano, R$ 22,5 milhões este ano e mais R$ 25 milhões nos próximos dois anos de contrato. Fazendo uma conta rápida, a empreitada previa um faturamento acima de R$ 8 bilhões para a FlaBet.
Depois da aprovação dos conselheiros, a Pixbet inclui a marca Flabet no seu pedido de autorização à Secretaria de Prêmios e Apostas, em meio à regulamentação das apostas de cota fixa. A outorga dá direito à inscrição de três marcas por licença, no caso Pixbet, Flabet e Bet da Sorte. A aprovação foi divulgada na lista emitida pelo órgão, ligado ao Ministério da Fazenda, em janeiro deste ano.
Em abril, o Flamengo e a Pixbet anunciaram o lançamento da FlaBet como patrocinadora máster do clube da Gávea. A marca inclusive entrou para a história do time, estampando o manto rubro-negro durante o Mundial de Clubes da FIFA.
O futuro da Flabet
A pergunta que fica com o rompimento é: qual será o destino da FlaBet a partir de setembro?
Sem conhecer detalhes do contrato, tudo indica que haveria dois caminhos a seguir. O primeiro caminho, mas simples e árduo, seria a extinção da FlaBet, com a devolução dos depósitos feitos pelos torcedores, ora apostadores. A solução, aparentemente fácil, correria o risco de arranhar a valiosa marca do clube.
A outra opção seria a continuidade do ousado projeto da FlaBet sem a Pixbet. Nesse cenário, surgem ainda mais questões. Não está claro se a Pixbet – por vontade própria ou por força do contrato — tem o direito de transferir a licença do Governo, já aprovada de forma definitiva, para outro operador.
Se a resposta for positiva, o Flamengo teria que firmar um acordo de licenciamento com outra casa de apostas. Esse parceiro seria, provavelmente, o novo patrocinador do clube, que ainda não foi anunciado. Lembrando que, para isso, o novo operador não poderia ter as três marcas já autorizadas para dar espaço à FlaBet ou teria que substituir uma das marcas aprovadas.Caso contrário, poderia fazer um novo pedido de exploração, que custaria R$ 30 milhões e poderia levar até cinco meses para ser concluído.
Portal IG