
Torcedores do São Paulo denunciam racismo em jogo da Libertadores
Mais uma cena lamentável de racismo aconteceu contra clubes brasileiros em uma noite de Libertadores. Desta vez, as vítimas foram os tricolores que estavam nas arquibancadas do estádio Atanasio Girardot, na Colômbia, para assistir à partida entre São Paulo e Atlético Nacional, nesta terça-feira (12), pelo jogo de ida das oitavas de final do torneio, que terminou em empate sem gols.
Nas imagens que circulam na internet, registradas por um torcedor do clube paulista, é possível ver um adepto do Atlético Nacional sendo flagrado enquanto imitava um macaco e apontava na direção de onde estavam os tricolores. O episódio aconteceu na frente de policiais.
A Conmebol afirmou que o caso está sob investigação.
Vale lembrar que o regulamento da entidade prevê a aplicação de multas e jogos sem público para o clube responsável, caso seja comprovada a infração. Em maio deste ano, a Fifa endureceu as punições em situações de racismo.
Mais tensões
A são-paulina e comunicadora Gabriela Martins publicou um vídeo na rede social X (antigo Twitter) relatando as consequências do ataque de torcedores do Atlético Nacional aos tricolores, ocorrida após o apito final do jogo.
“Olha isso. Olha o que jogaram na gente. Várias pedras, vária coisas. Estavam aqui na rua. Olha o tijolo que jogaram. Nos escondemos no banheiro, agora está de boa”, disse Gabriela no conteúdo publicado. A torcedora afirmou que ela e outros são-paulinos precisaram se proteger nos sanitários por um tempo durante a confusão.
Entenda
Ao término do jogo entre o clube paulista e a equipe colombiana, nesta terça, torcedores de ambos os times começaram a se provocar nas arquibancadas do estádio Atanasio Girardot. Eles estavam separados apenas por uma corda e por poucos policiais.
Logo, os nervos se esquentaram e as agressões começaram. O conflito durou alguns minutos, até o policiamento ser reforçado no setor.
De acordo com o secretário de segurança e convivência de Medellín, Manuel Villa Mejía, um torcedor são-paulino chamado Allan Aquino foi detido após ser identificado pelas câmeras de segurança. Ele passou a noite na prisão e deve ser deportado ao Brasil nos próximos dias.
Agenda tricolor
O São Paulo volta a campo no sábado (09), às 18h30, quando abre o returno do Campeonato Brasileiro contra o Sport, lanterna do torneio, na Ilha do Retiro, em Recife.
O jogo de volta contra o Atlético Nacional, válido pelas oitavas de final da Libertadores, acontecerá na próxima terça-feira (19), às 21h30, no Morumbis.
Portal IG