Lexus ES300h: como é o sedan de R$ 360 mil dado a 27 ministros do TST


Ministros desfilando de Lexus ES300h? Temos! Recentemente, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) divulgou a aquisição de uma frota de carros novos para seus 27 ministros. Ainda assim, foram 30 unidades compradas a pedido do diretor-geral da Secretaria do Tribunal, Gustavo Caribé de Carvalho, de acordo com o Jornal Metrópoles. 

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Quanto custou a frota de Lexus ES300h?

Porém, não foi qualquer carro: trata-se de uma frota de ES300h, sedanzão premium da Lexus, marca de luxo da Toyota. Tabelado em R$ 360.990, o modelo teve cada uma das 30 unidades faturadas pelo órgão por cerca de R$ 346 mil, totalizando um gasto superior a R$ 10,3 milhões. A troca não foi em vão: oficialmente, a frota do TST deve ser substituída a cada sete anos, em média. 

Lexus ES300h – Foto: divulgação

Como é o Lexus ES300h?

Tido como um “primo rico” do Toyota Camry, o ES300h compartilha com ele a plataforma modular TNGA GA-K, mas sobre ela vai uma carroceria bem mais classuda e elegante. Legítimo sedan grande, ele beira os 5 metros de comprimento, com 1,86 m de largura e entre-eixos de 2,87 m. Essa geração, a sétima, surgiu em 2018, e é a maior que a série ES já havia tido.  

Lexus ES300h – Foto: divulgação

Motorização do Lexus ES300h

O “h” no final do seu nome indica a propulsão híbrida, que mescla combustão e eletricidade. Sob o capô, vai um motor 2.5 a gasolina com cerca de 180 cv de potência, e ele é aliado a um outro propulsor elétrico de 120 cv extras. No total, a Lexus fala em 210 cv de potência combinada. Sua aceleração de 0 a 100 km/h demora apenas 8,9 segundos, enquanto o consumo médio supera os 15 km/l de gasolina, conforme divulgado pela marca.  

Lexus ES300h – Foto: divulgação

Dentre os luxos, o ES300h conta com suspensões totalmente independentes nas quatro rodas, com eixo traseiro fixado por braços sobrepostos, o que garante ao sedanzão maior conforto e melhor dinâmica de condução. Os freios contam com discos nas quatro rodas, “guardados” dentro de rodas de liga-leve aro 18.  

Lexus ES300h – Foto: divulgação

Equipamentos do Lexus ES300h

Na lista de equipamentos de série estão 10 airbags, ar-condicionado digital automático dual zone com controle traseiro, bancos dianteiros com ajustes elétricos e ventilação/aquecimento, banco do motorista com três memórias de posição, coluna de direção com ajuste elétrico de altura e profundidade, head-up display, navegador GPS nativo, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos presenciais, sistema de som assinado pela Mark Levinson (17 alto-falantes), luzes de cortesia nas maçanetas e retrovisores externos, câmeras 360º, multimídia de 12,3”, sensores de estacionamento frontais e traseiros, e muito mais.  

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Piloto automático adaptativo (ACC), alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo e farol alto com facho matricial e comutação automática estão inclusos no pacote ADAS, de assistentes inteligentes de condução. A cabine, enquanto isso, é inteira forrada em couro (parte dele legítimo), com partes em madeira no painel e console central.  

Lexus ES300h – Foto: divulgação

Outros Lexus à venda no Brasil

Além do ES300h, a Lexus ainda oferece no Brasil outros modelos, todos SUVs híbridos, plug-in ou convencionais. São eles: UX300h por R$ 300 mil, NX300h entre R$ 386 mil e R$ 448 mil, NX450h PHEV por R$ 458 mil, RX500h por R$ 581 mil e RX450h PHEV por R$ 610 mil.  



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