Duelo de gerações no ataque: Pedro x Ricardo Mathias


Oitavas da Libertadores terá o duelo do experiente Pedro com o jovem Ricardo Mathias
Montagem com fotos de Adriano Fontes/Flamengo e Ricardo Duarte/SC Internacional

Oitavas da Libertadores terá o duelo do experiente Pedro com o jovem Ricardo Mathias

Dois centroavantes do Rio de Janeiro, duas gerações distintas e um objetico em comum: marcar um gol decisivo no jogo da ida da oitavas da Libertadores. Nesta quarta-feira (13), Pedro, do Flamengo, e Ricardo Mathias, do Internacional, se enfrentam no Maracanã pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores, protagonizando um duelo que vai além dos números.

Pedro, aos 28 anos, representa o centroavante brasileiro que já conquistou seu espaço. Com passagem pela Copa do Mundo de 2022 e mais de 170 gols na carreira, o jogador do Flamengo busca superar um período conturbado nos bastidores do clube. Do outro lado, Ricardo Mathias, de apenas 19 anos, chega embalado pelos dois gols marcados contra o Red Bull Bragantino no último sábado e deve ser a novidade no time de Roger Machado, deixando Enner Valencia e Rafael Borré no banco.

Ambos do estado do Rio de Janeiro e com passagens pela Baixada Fluminense — Pedro formado em Xerém, no Fluminense, e Ricardo Mathias natural de Nova Iguaçu —, os atacantes representam momentos distintos de uma carreira no futebol brasileiro.

Pedro, o 9 consolidado

Pedro chegou ao Flamengo em 2020 como uma das principais contratações da era Jorge Jesus. Formado nas categorias de base do Fluminense, em Xerém, o centroavante de 1,85m construiu uma carreira sólida que inclui passagem sem brilho pela Fiorentina e participação na Copa do Mundo do Qatar, em 2022.

Porém, 2025 tem sido um ano de altos e baixos. Com apenas seis gols em 23 partidas, Pedro vive sua pior média goleadora desde 2017. O baixo rendimento nos treinos gerou atritos com o técnico Filipe Luís, que chegou a criticar publicamente o jogador em julho. Antes disso, ele foi pivô de um mal-estar no clube quando vazaram conversas internas em que um membro de diretoria criticava o atacante.

Nas últimas semanas. Pedro voltou a ser relacionado e chegou a fazer o gol da vitória contra o Fluminense, num Fla-Flu. Hoje, ele deve ser mais um vez titular, como aconteceu nas últimas cinco partidas do rubro-negro.

Ricardo Mathias, a promessa 

Ricardo Mathias da Silva representa tudo aquilo que Pedro já foi: a promessa que busca se firmar no futebol profissional. Aos 19 anos e ainda mais alto — com seus 1,92m de altura —, o jovem centroavante do Internacional vive o melhor momento da carreira.

Natural de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, ele foi descoberto em peladas na Baixada Fluminense aos 13 anos e passou pela Ferroviária antes de chegar ao Internacional em 2022. 

Em 2025, Ricardo Mathias tem ganhado espaço da concorrência colombiana no ataque, Valencia e Borré. Com quatro gols em apenas 466 minutos jogados, o jovem apresenta uma média de um gol a cada 116 minutos, superior à de qualquer outro atacante do Internacional na temporada.

O confronto das odds no jogo de ida: Pedro x Ricardo Mathias

Tecnicamente, Pedro e Ricardo Mathias representam escolas diferentes de centroavante. Pedro, com seus 185 cm e 79 kg, é um camisa 9 clássico, especialista em finalizações e posicionamento. Ricardo Mathias, por sua vez, é o centroavante mais alto, porém leve e que consegue ser rápido. O duelo promete ser mais do que um confronto entre dois centroavantes: é o encontro entre a experiência que busca se reafirmar e o talento que precisa se confirmar na elite.

Atualizado em 13 de agosto – As odds estão sujeitas a alterações



Portal IG