
São Paulo sobrevive a dois pênaltis e segura empate contra o Atlético Nacional
O São Paulo conseguiu segurar um empate diante do Atlético Nacional nesta terça-feira (12), no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, na Colômbia, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores.
A partida foi marcada pela péssima atuação do meia colombiano Edwin Cardona, que perdeu duas penalidades máximas. Na primeira, buscou o canto esquerdo de Rafael, mas tirou muito, batendo para fora. Na segunda, repetiu o lado, mas parou em uma bela defesa do goleiro tricolor.
Após ser substituído aos 41 minutos do segundo tempo pelo treinador Javier Gandolfi, Cardona foi flagrado chorando no banco de reservas pelas câmeras da transmissão do duelo.
Além dos dois pênaltis desperdiçados, o Atlético Nacional teve mais três chances claríssimas, incluindo duas finalizações que carimbaram a trave são-paulina.
Com o grande resultado obtido nesta noite, o Tricolor Paulista precisará de uma simples vitória para avançar ainda no tempo normal na próxima semana, no Morumbis. Qualquer empate leva a decisão para a disputa de pênaltis.
Situação dos times
A equipe colombiana chegou ao confronto em sua melhor fase na temporada, com uma sequência de cinco partidas sem derrotas. Na última rodada do campeonato nacional, o time derrotou o Alianza por 3 a 0.
O Atlético Nacional ocupa a segunda colocação na tabela geral da competição local, com 11 pontos somados em seis compromissos realizados. Quem lidera o torneio é o Junior Barranquilla, com 14 tentos no mesmo período.
O São Paulo também veio ao duelo em uma grande fase. Após a derrota para o Flamengo em sua reestreia, o treinador Hernán Crespo perdeu apenas uma partida, para o Athletico-PR, por 1 a 0, em jogo que marcou a eliminação do Tricolor da Copa do Brasil.
No Brasileirão, são cinco triunfos consecutivos do time do Morumbi, que ocupa a sétima posição, com 28 pontos conquistados após um turno completo de competição.
O atual enfrentamento representa a sexta eliminatória disputada entre as equipes. Nos confrontos prévios, são três classificações do Tricolor e duas dos colombianos.
O mata-mata mais recente entre os times aconteceu em 2016, pela semifinal da Libertadores. Na ocasião, depois de vencer fora de casa por 2 a 0, o Atlético Nacional confirmou a vantagem na Colômbia em um jogo muito polêmico.
Próximas partidas
O São Paulo volta a campo no sábado (09), às 18h30, quando abre o returno do Campeonato Brasileiro contra o Sport, lanterna do torneio, na Ilha do Retiro, em Recife.
O jogo de volta contra o Atlético Nacional, válido pelas oitavas de final da Libertadores, acontecerá na próxima terça-feira (19), às 21h30, no Morumbis.
Portal IG