Lucca Mendonça – especial para a Motor Showi Lucca Mendonça – especial para a Motor Show https://motorshow.com.br/autor/lucca-mendonca-especial-para-a-motor-show
12/08/2025 – 14:30
A GAC do Brasil está com planos de expandir sua linha, hoje composta pelos cinco modelos que estrearam junto com a marca, no final de maio. O próximo da fila será o GS3, um SUV compacto nos moldes de VW T-Cross, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker, também o primeiro carro da marca sem eletrificação. Até agora, vale lembrar, a GAC só vende modelos 100% elétricos ou híbridos por aqui.
+Encalhou? Como andam as vendas da chinesa GAC no Brasil
+Impressões ao dirigir: Geely EX5 vem forte, só que peca nos detalhes

GAC GS3 vai ser pioneiro
Com o GS3, a fabricante chinesa vai quebrar esse paradigma, e de quebra entrará num segmento que nenhuma rival conterrânea ainda está. Nem BYD, nem GWM, nem Geely, não há marcas chinesas peitando SUVs compactos a combustão. Apesar de o modelo já estar nos planos da fabricante há tempos, antes mesmo da sua estreia nacional, ele foi escolhido para chegar num segundo momento.

Como é o GAC GS3?
Na realidade, o GS3 é vendido mundo afora pela submarca Trumpchi, integrante do Grupo GAC, só que aqui ele vai adotar o nome da matriz como marca principal. Essa é sua segunda geração, lançada na China no início de 2023, e bebe da mesma fonte de design do irmão maior GS4, híbrido já à venda no mercado nacional: linhas vincadas, dinâmicas e mais esportivas. Bem diferente, por exemplo, dos limpos e arredondados modelos totalmente elétricos da GAC.
De certa forma, o GS3 lembra até um Peugeot 2008 de segunda geração, só que é maior: passa dos 4,40 m de comprimento, por 1,85 m de largura, 1,60 m de altura e bons 2,65 m de distância entre-eixos. Para efeito de comparação, um Hyundai Creta, dos maiores da categoria, mede 4,33 m X 1,80 m X 1,62 m X 2,61 m. O porta-malas do chinês, porém, é pequeno, com cerca de 340 litros (um Creta comporta 422, para efeito de comparação).
Ou seja: o SUV compacto da GAC terá as dimensões mais generosas do segmento, e deve superar, inclusive, o Jeep Compass atual em algumas medidas. Isso se dá ao fato, inclusive, dele compartilhar a plataforma modular GPMA com outros modelos maiores da marca, incluindo o médio GS4.

De acordo com levantamento do site Carros na Web, que teve acesso a informações de um banco de dados da própria GAC, o GS3 será vendido no Brasil em duas versões: Comfort e Executive. A primeira, de acordo com a fonte, teria preço na casa dos R$ 130 mil, enquanto a segunda, mais completa, rondaria os R$ 160 mil, isso nas condições de lançamento atual, com promoção de estreia.
Motorização do GAC GS3

Em ambas estará o motor 1.5 turbo de quatro cilindros, que, aliás, é a única opção de powertrain do SUV. A GAC está preparando sua versão flex, mas nessa puramente a gasolina ele rende saudáveis 177 cv de potência com 27,5 mkgf de torque, ficando parelho ao Jeep Renegade T270. Na transmissão, uma caixa automatizada de dupla embreagem e sete velocidades.

Com isso, o site aponta para aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos 8 segundos, com velocidade máxima de 190 km/h, com limitação eletrônica. Segundo a GAC China, seu consumo médio é de 14,7 km/l de gasolina nas melhores condições.
No pacote de itens de série, o GAC GS3 traz freios a disco nas quatro rodas, teto-solar panorâmico, carregador de celular por indução com 50 Watts, maçanetas externas embutidas, painel digital de 12,3”, multimídia de 12,3”, seletor de marchas tipo joystick, banco do motorista com ajustes elétricos, além de rodas aro 18, freio de mão eletromecânico, um amplo pacote ADAS (10 funções), entre outros. Esse pacote, vale falar, é da configuração mais recheada.

Quando chega o GAC GS3?
Ainda em fase de adaptação ao solo nacional, e as condições de rodagem brasileiras, o GAC GS3 tem previsão de desembarcar oficialmente no nosso mercado entre o final de 2025 e início de 2026. Poderá já vir com motor flex, ou mesmo ganhar essa tecnologia num segundo momento. Tudo depende do caminhar de desenvolvimento tecnológico da marca…
Motor Show