O Brasil não para de ganhar maratonas. Há poucos dias anunciou-se que Belo Horizonte organizará a sua ano que vem, por coincidência –ou não– no mesmo terceiro domingo de maio da mara Nilson Lima, de Uberlândia, a única até então de Minas e talvez a prova mais querida de todo o calendário nacional, dado o afeto que muitos corredores brasileiros nutrem pelo uberlandense Nilson Lima, o homem-maratona. Beagá não podia mandar pior.
Mas as tão fetichizadas corridas de 42km são uma fração do mercado, que é ocupado pelas distâncias mais curtas, as provas temáticas e alguns eventos proprietários de marcas esportivas, ferramentas para dar visibilidade a seus produtos.
A On investe num desafio indoor de equipes em São Paulo, a Asics tem um 21km que se desdobra para outras capitais da América do Sul, a Olympikus criou um circuito em cartões postais brasileiros, a New Balance tem provas de 15km no Rio e em São Paulo e uma maratona de respeito, em Porto Alegre. Neste ano, a Mara NB, aliás, foi aquinhoada com uma quebra de recorde que se mantinha havia três décadas na sempre veloz capital gaúcha.
No domingo 24 é a vez da Fila fazer sua mara de revezamento na USP, em São Paulo. Esta edição marca o lançamento de novo modelo de um tênis que um dia foi quase minimalista, mas logrou manter seu ótimo custo-benefício. Um corredor africano bastante bem-sucedido por aqui, você ganha um fartlek exclusivo comigo em São Paulo se adivinhar quem é, vem apadrinhar o evento. Meu e-mail está em algum lugar desta página.
Para Adriana David, diretora de marketing da Fila, a prova de domingo se distingue por “recuperar a experiência clássica da corrida de revezamento”. Para a executiva, a Fila busca montar ali algo que ela considera uma “vitrine viva”. “Dos tênis de alta performance e vestuário técnico às peças de lifestyle que se conectam com o esporte, criamos na prova um ambiente completo para o corredor praticar, interagir com a marca e se superar.”
De volta à New Balance, seu investimento em provas proprietárias no Brasil chama atenção, considerando que ela patrocina simplesmente duas das maiores maratonas do Mundo, Londres e Nova York. Renato Elias, gerente de marketing da marca, explica à coluna: “A gente procura ter o controle sobre a experiência a ser entregue ao consumidor. A New Balance se posiciona como marca premium, então a gente quer entregar uma experiência premium”.
De fato, é mais fácil controlar um evento de porte modesto, do que, digamos, a mara do Rio, que oferece experiência em escala massiva.
No próximo domingo, 17, com largada às 7h, ocorre em São Paulo, no parque Villa-Lobos, a Corrida e Caminhada Contra a Fome, iniciativa da Ação da Cidadania, ONG fundada pelo saudoso Betinho. Os trajetos são de 5km e 10km e há ainda a caminhada de 1km.
Todo o valor arrecadado com as inscrições –R$ 90 cada– custeará ações de distribuição de alimentos para famílias vulneráveis. Além da inscrição, que pode ser feita no site acaodacidadania.org.br, o valor dá direito a kit com camiseta, sacochila e o número de peito. Medalhas serão distribuídas aos concluintes. O evento aconteceu no Rio, ano passado, com renda destinada para a campanha Natal Sem Fome.
Colunas e Blogs
Receba no seu email uma seleção de colunas e blogs da Folha
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Folha de S.Paulo