Lucca Mendonça – especial para a Motor Showi Lucca Mendonça – especial para a Motor Show https://motorshow.com.br/autor/lucca-mendonca-especial-para-a-motor-show
11/08/2025 – 13:30
A GAC (se fala “Gê-Á-Cê”) chegou oficialmente ao Brasil no final de maio, após algum tempo de ensaio. Ela é a sexta maior fabricante de veículos na China, onde tem parcerias firmadas com Honda e Toyota, e estreou no Brasil com cinco modelos de uma só vez, focando nos preços competitivos.
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Modelos da GAC no Brasil
São eles: um sedan médio elétrico (Aion ES), um SUV médio elétrico (Aion V), um SUV que mais parece minivan elétrico (Aion Y), um SUV coupé grande e elétrico (Hyptec HT) e um SUV médio híbrido (GS4). Mas, a concorrência é forte, não só chinesa (BYD, GWM, Geely), como também ocidental. Diante disso, como vão as vendas da GAC?

Vendas da GAC em junho
De acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), em junho, seu primeiro mês de vendas cheio, foram contidas 73 unidades emplacadas no Brasil. A grande maioria delas, nas regiões sul e sudeste do país. Na ocasião, o líder de emplacamentos foi justamente um de seus produtos mais interessantes: o Aion Y, uma espécie de mistura entre hatch grande, minivan e SUV, com 34 emplacamentos.

Em segunda posição, o GAC Aion V, com 21 emplacamentos em junho, concorrendo na mesma categoria de BYD Yuan Plus ou Geely EX5, de SUVs elétricos. O SUV híbrido GS4 rondou as 10 unidades comercializadas, enquanto o SUVzão de luxo Hyptec teve seis exemplares vendidos. Na lanterninha, o sedan Aion ES, com apenas 2 carros comercializados. Esses números, vale falar, são de junho.

Vendas da GAC em julho
Em julho, aí sim, a GAC deu sinais notáveis de crescimento. De acordo com a ABVE, também, a marca chinesa saltou para 638 carros emplacados em julho, ou quase nove vezes mais que junho. Além disso, as vendas já se tornaram mais comuns em outras regiões do Brasil, como norte e nordeste.
Outra revolução surgiu no ranking de modelos mais vendidos. Quem tomou a liderança foi o SUV GS4, único híbrido na linha GAC, com 367 carros vendidos em julho, aumento de impressionantes 3.236%. Em segundo lugar, o Aion V, SUV médio elétrico, que saltou para 114 emplacamentos, seguido do Aion Y com 107 carros, e Hyptec HT com 41 carros. O sedan médio Aion ES, totalmente elétrico, continua patinando nas vendas: teve só nove carros vendidos em julho, número ainda pífio para nosso mercado.
Concessionárias GAC no Brasil

A rede de concessionárias da marca chinesa atualmente conta com cerca de 45 pontos espalhados pelo Brasil, ainda que a maioria das lojas esteja concentrada no estado de São Paulo. Você pode ver todas as revendas aqui.
Preços e versões da GAC no Brasil
O sedan médio Aion ES é vendido em versão única, a Plus, por R$ 170 mil. Usa um motor elétrico de 136 cv e tem 314 km de autonomia pelo Inmetro. O hatch/minivan/SUV Aion Y é oferecido nas opções Premium por R$ 175 mil e Elite por R$ 185 mil, ambas com 204 cv e 318 km de autonomia. O SUV híbrido GS4 pode ser adquirido nas configurações Premium por R$ 190 mil e Elite por R$ 200 mil, sempre com 235 cv de potência combinada.
Acima dos R$ 200 mil, o Aion V é um SUV médio elétrico oferecido em configuração única Elite por R$ 215 mil, movida por um motor de 204 cv, que consegue 389 km de autonomia, de acordo com o Inmetro. No topo da gama, o SUVzão Hyptec HT, coupé de porte médio-grande, que sai por R$ 300 mil na versão Elite ou R$ 350 mil pela Ultra, topo de linha. Essa mais cara, inclusive, traz portas traseiras do tipo “asa de gaivota”.
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