A Polícia Civil do Rio de Janeiro apreendeu, na manhã deste sábado (9), um arsenal de armas e munições, além de maquinário de recarga, durante operação no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste da capital. A ação foi conduzida pela Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (DESARME), que cumpriu mandado de busca e apreensão expedido pelo Plantão Judiciário da Capital.
O alvo, ex-CAC, e teve seu Certificado de Registro (CR) cancelado pelo Exército Brasileiro em novembro de 2024 por perda de idoneidade. Mesmo assim, mantinha armamento de uso restrito e equipamentos para produção de munições de forma irregular.
O que foi apreendido
Durante a operação, iniciada às 7h, os agentes encontraram:
- 04 pistolas de uso restrito;
- 02 pistolas de uso permitido;
- 01 revólver de uso permitido;
- 02 carabinas de uso permitido;
- 01 fuzil calibre 5,56 mm de uso restrito;
- Grande quantidade de munições de diversos calibres;
- Insumos para recarga (espoletas, pólvora e estojos);
- Maquinário completo para recarga de munições em escala.
Investigação e antecedentes
O investigado já havia sido condenado pela Justiça Federal por tráfico internacional de armas. Segundo a Polícia Civil, a apreensão representa um golpe significativo na logística de armamento de organizações criminosas.
O material foi encaminhado para perícia, e um inquérito foi instaurado para apurar crimes previstos na Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento) e outras infrações correlatas.
Tupi.FM