VÍDEO: Veículo autônomo cai em buraco em rua na China, e passageira é resgatada com escada




Veículo autônomo cai em buraco em rua na China, e passageira é resgatada com escada
Um veículo autônomo operado pelo serviço de robotáxi Apollo Go, da Baidu, caiu em um poço profundo de construção enquanto transportava uma passageira em Chongqing, na China.
O acidente ocorreu na quarta-feira (6), de acordo com relatos da mídia local, e aumentou as preocupações de segurança em veículos autônomos.
Apesar de o veículo ter caído em um buraco estreito e de lado, a passageira que estava no carro saiu ilesa e foi resgatada por moradores locais, que usaram uma escada de forma improvisada.
Vídeos que circulam nas redes sociais chinesas mostrou um veículo branco com o logotipo da Baidu Apollo caído na vala (veja o vídeo acima).
A Reuters conseguiu verificar a localização a partir da fachada da loja, placas comerciais, árvores e o traçado da rua, que correspondiam ao Street View e às imagens de arquivo.
O proprietário de uma loja local disse ao jornal chinês “Huashang” que o canteiro de obras tinha barreiras e placas de advertência, embora não estivesse claro como o veículo ignorou essas medidas de segurança.
O Baidu ainda não havia se pronunciado sobre o incedente até a última atualização desta reportagem.
O caso gerou ampla discussão nas redes sociais chinesas sobre a segurança dos robotáxis. A Baidu opera uma das maiores frotas de veículos autônomos da China e realiza operações comerciais de robotáxis em diversas cidades, incluindo Wuhan, Pequim e Chongqing.
A empresa também se esforçou recentemente para expandir seu serviço de robotáxi para mercados globais, firmando parcerias com as plataformas americanas de transporte por aplicativo Uber Technologies e Lyft.
Imagem mostra carro autônomo após cair em uma vala de uma construção na China, em 6 de agosto de 2025.
Reprodução/ g1



G1 Tecnologia