O sistema de bilhetagem digital Jaé segue em rápida expansão nos transportes municipais do Rio. Apenas na manhã desta terça-feira (5), segundo dia útil da operação exclusiva, o sistema registrou mais de 1,1 milhão de embarques entre 00h e 11h30, representando 82% de todos os passageiros transportados no período.
Segundo dados divulgados pela Prefeitura, o número representa um salto de 142% em relação à terça anterior (29/7), quando foram registrados 455 mil embarques no mesmo intervalo. Já na segunda-feira (4), primeiro dia útil da operação exclusiva, o sistema computou 2,3 milhões de embarques, um crescimento de 136% em relação à segunda-feira anterior (28/7).
A gestão municipal afirma estar monitorando os dados em tempo real para realizar ajustes e garantir o bom funcionamento da ferramenta. A expectativa é de que a adesão continue crescendo nos próximos dias.
Como se cadastrar e quais as facilidades do Jaé?


Os usuários podem se cadastrar pelo aplicativo Jaé ou em um dos 18 postos de atendimento presencial distribuídos pela cidade. Entre os benefícios do novo sistema:
- Idosos com 65 anos ou mais podem embarcar com apenas um documento com foto, sem necessidade do cartão;
- O app permite uso imediato via QR Code;
- A taxa de entrega do cartão (R$ 7,95) é isenta para pessoas com 65 anos ou mais.
Onde estão os postos de atendimento presencial?
Os super postos e postos fixos estão espalhados por todas as regiões do Rio. O horário de atendimento vai de segunda a sábado, das 7h às 19h, exceto no posto do CASS (Cidade Nova), que funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.
A lista completa inclui unidades em locais como Taquara, Madureira, Barra da Tijuca, Campo Grande, Gávea, São Cristóvão, Pavuna, Santa Cruz, Deodoro, Engenho de Dentro, Botafogo, Guaratiba e outros.
Tupi.FM