Chinesa de 12 anos rouba holofotes no Mundial de natação – 31/07/2025 – Esporte


Em meio a quebra de recordes e campeões olímpicos empilhando medalhas, uma pré-adolescente chinesa tem roubado os holofotes durante o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, disputado em Singapura.

Yu Zidi, de apenas 12 anos, chamou a atenção do mundo da natação ao ficar em quarto lugar e quase beliscar um pódio na final dos 200 metros medley, na segunda-feira (28).

Em sua primeira participação em um torneio da elite mundial da modalidade, ela terminou a prova com o tempo de 2min09s21s, ficando a apenas 0,06 segundo da terceira colocada, a canadense Mary-Sophie Harvey.

O ouro foi da canadense tricampeã olímpica Summer McIntosh (2min06s69), que já havia ficado em primeiro lugar nos 400 metros livre, com a prata para a americana Alex Walsh (2min08s58).

Yu Zidi ainda volta às piscinas para a disputa dos 200 metros borboleta e 400 metros medley, nesta quinta-feira (31) e no domingo (3), respectivamente. E com chances reais de medalha.

No torneio nacional da China disputado em maio, nadando com uma touca adornada com o desenho preto e branco de um cachorro, ela ficou com o ouro nos 200 metros borboleta, com o tempo de 2min06s83. O desempenho garantiria o lugar mais alto no pódio no Mundial de 2024.

Ela também ficou com o ouro nos 400 metros medley no campeonato chinês, com quase dois segundos de vantagem para a segunda colocada. O tempo de 4min35s53 garantiria o quarto lugar nos Jogos de Paris.

Além disso, Yu Zidi ficou com a prata nos 200 metros medley no torneio nacional, com o tempo de 2min10s63, estabelecendo a melhor marca para a distância na sua idade, independentemente do gênero.

“Vou tentar subir ao pódio. Mas sinto que isso é provavelmente impossível. Ainda assim, quero tentar. Fiquei a um passo hoje [segunda-feira], então vou continuar trabalhando duro”, disse Yu à emissora CCTV.

Ela acrescentou que não se considera um gênio das piscinas. “Não realmente. É tudo graças ao treinamento árduo”, disse ela.

O desempenho destacado despertou a atenção das adversárias, que teceram uma série de elogios à nova prodígio da natação.

“Ela é obviamente fenomenalmente talentosa em uma idade tão jovem, e acho que será interessante ver como ela aproveita esta competição e a traduz em futuras provas”, disse Alex Walsh.

Natural de Baoding, cidade localizada na província de Hebei, Yu Zidi começou a nadar de maneira recreativa aos seis anos de idade, então apenas como forma de se refrescar durante os verões de altas temperaturas.

“Era verão, fazia muito calor, então fui a um parque aquático com meu pai”, contou a jovem nadadora à agência de notícias Xinhua. “Ia às piscinas para me refrescar (…) E então um treinador me viu.”

Sua vida agora se divide entre as aulas escolares e os treinos, ao mesmo tempo em que vai ganhando notoriedade pública em seu país, sendo apelidada de “menina de aço” pela mídia local.

Ela tem sido comparada com sua compatriota Ye Shiwen que, aos 16 anos, se tornou a nadadora chinesa mais jovem a conquistar uma medalha olímpica, em Londres-2012.

Com agências internacionais



Folha de S.Paulo