
Chamas consumiram o prédio inteiro
Um grande incêndio em um shopping da cidade de Al-Kut, no leste do Iraque, deixou pelo menos 61 mortos e 11 desaparecidos nesta quinta-feira (17), segundo agências de notícias internacionais.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram as chamas consumindo um prédio de cinco andares durante a noite, enquanto os bombeiros tentavam conter o incêndio.
#BREAKING 🇮🇶A massive fire at a hypermarket in al-Kut, eastern Iraq, has killed at least 60 people, with 11 still missing, according to the city’s health authorities and police sources.
Videos on social media showed a five-storey building engulfed in flames overnight as… pic.twitter.com/GZS9L68zkt— 凤凰欧洲 PhoenixCNE News (@PhoenixCNE_News) July 17, 2025
Vítimas
Uma autoridade da saúde iraquiana contou à Reuters que 59 vítimas já foram identificadas, mas uma delas teve o corpo “tão gravemente queimado que foi extremamente difícil” descobrir a identidade.
As informações apontam que ainda há mais corpos sob os escombros do incêndio que não foram encontrados até o momento, o que pode subir o número de mortos.
O Ministério do Interior do Iraque afirmou que 45 pessoas foram resgatadas com vida de dentro do prédio.
Shopping recém-inaugurado
Segundo agências de notícias, o shopping havia sido inaugurado uma semana antes, e contava com um restaurante e um supermercado. As chamas atingiram os dois estabelecimentos.
A causa do incêndio não foi identificada até o momento. O governador da província de Wasit, Mohammed al-Mayahi, afirmou que os resultados iniciais de uma investigação seriam anunciados dentro de 48 horas, de acordo com a agência de notícias estadual (INA). Foram decretados três dias de luto oficial.
IG Último Segundo