Fortaleza demite o técnico Juan Pablo Vojvoda – 14/07/2025 – Esporte


O Fortaleza demitiu, nesta segunda-feira (14), o técnico Juan Pablo Vojvoda. O anúncio foi feito por meio das redes sociais.

Vojvoda havia assumido o cargo em maio de 2021 e era o segundo técnico mais longevo dentre os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, atrás apenas de Abel Ferreira, do Palmeiras –no clube desde outubro de 2020. Rogério Ceni, contratado pelo Bahia em setembro de 2023, passa a ser o segundo.

O estopim para a demissão foi a derrota por 1 a 0 para o rival Ceará no domingo (13) pela 13ª rodada da Série A. O Fortaleza completou nove jogos sem vencer, sendo seis derrotas seguidas. O Leão do Pici está na 18ª colocação, dentro da zona do rebaixamento, com dez pontos.

Os maus resultados neste ano vinham pressionando o treinador argentino. Em junho, já com o clube em crise, a diretoria chegou a afirmar que o treinador cumpriria seu contrato até o fim deste ano.

A demissão encerra a passagem daquele que é considerado “o maior técnico da história do clube”. Além de ter quebrado tabus e conquistado títulos, marcou o fato de ter seguido no Fortaleza mesmo sendo desejado por outros clubes do país. Em 2024, ao anunciar a renovação do contrato com o argentino, o time citou “amor, respeito, lealdade e sempre acreditar” como marcas da “era Vojvoda”.

“Decidimos que é hora de encerrar esse ciclo extremamente vitorioso. Vojvoda ajudou a transformar o Fortaleza e o futebol cearense. Conquistou títulos e nos levou a competições internacionais. E conquistou também o carinho do torcedor com seriedade, ética e trabalho. Porém, o futebol exige decisões difíceis e entendemos que é momento de promover uma mudança necessária”, afirmou o CEO do clube, Marcelo Paz.

“Tudo tem hora de começar e encerrar. A partir de agora, vamos atrás de um novo treinador, um perfil vencedor, que comece um ciclo vitorioso no clube também”, completou Sergio Papellin, diretor de futebol do Fortaleza.

Além do técnico argentino, deixam o Fortaleza os auxiliares técnicos Nahuel Martínez e Gastón Liendo, o preparador físico Luís Azpiazu, o psicólogo Christian Rodríguez e o preparador de goleiros Santiago Piccinini.

“Foram 310 jogos oficiais, cinco títulos conquistados e campanhas históricas em competições nacionais e internacionais, deixando seu legado como o maior técnico da história do Fortaleza. Vojvoda deixa o Leão do Pici na sua quinta temporada com 145 vitórias, 77 empates e 88 derrotas”, diz o Fortaleza, por meio de nota.

O clube também frisou que o técnico foi “tricampeão cearense de 2021, 2022 e 2023, conquistando o inédito pentacampeonato [do clube], além de ter sido bicampeão da Copa do Nordeste [em] 2022 e 2024”.

Sob comando de Vojvoda, o Fortaleza ficou duas vezes dentro do G4 do Campeonato Brasileiro, disputou três vezes a Libertadores e foi vice-campeão da Copa Sul-americana, perdendo nos pênaltis para a LDU, do Equador, em 2023.


Vojvoda no Fortaleza

  • 310 jogos
  • 145 vitórias
  • 77 empates
  • 88 derrotas
  • Tricampeão cearense (2021, 2022 e 2023)
  • Bicampeão da Copa do Nordeste (2022 e 2024)
  • Vice-campeão da Sul-Americana (2023)
  • 3º lugar na Copa do Brasil (2021)



Folha de S.Paulo