Troféu da Copa de Clubes tem três erros gravados a laser – 11/07/2025 – Esporte


No próximo domingo (13), após a final entre Chelsea e Paris Saint-Germain, o campeão da primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da Fifa vai erguer um belo troféu feito especialmente para a nova competição, banhado a ouro 24 quilates, mas com pelo menos três erros de informação gravados a laser.

Revelado ao público em novembro do ano passado e projetado pela Fifa, o troféu foi produzido pela joalheria nova-iorquina Tifanny & Co. por sugestão de Jared Kushner, genro do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Na verdade, a ideia, eu tenho que dizer aqui também, foi do senhor Jared Kushner, que uma vez estávamos nos divertindo juntos e ele teve a ideia: ‘por que você não fala com a Tiffany sobre isso? Eles são bons fazendo troféus’”, contou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, durante o sorteio da Copa do Mundo de Clubes, em dezembro do ano passado, em Miami.

Inspirado na esfera armilar —instrumento astronômico da antiguidade— e nos discos de ouro das sondas Voyager —que foram enviados ao espaço contendo informações sobre a Terra—, o troféu dourado da Fifa tem textos e imagens gravados a laser, em 13 idiomas e em braille, que contam a história do futebol.

No entanto, a reportagem da Folha identificou três erros de informação gravados no troféu que são possíveis observar nas imagens que a Fifa divulgou do objeto. A entidade máxima do futebol não informou se corrigiu –ou corrigirá– as informações a tempo.

O primeiro erro, em letras bem pequenas, está em um texto escrito no centro do troféu em inglês, espanhol e francês, relatando o histórico de tentativas de se realizar um Mundial de Clubes.

“No ano 2000, o Campeonato Mundial de Clubes da Fifa ampliou ainda mais os horizontes ao reunir, pela primeira vez, os clubes campeões das seis confederações. E, entre 2006 e 2023, a Fifa reuniu em um encontro anual os vencedores da principal competição de clubes de cada continente”, é o que está escrito no troféu.

Mas foi em 2005, e não em 2006, que a Fifa absorveu a Copa Europeia/Sul-Americana —conhecida popularmente no Brasil como Mundial Interclubes— e passou a organizar a competição, reformulada e renomeada. Naquele ano, omitido pela entidade no texto, o São Paulo foi tricampeão ao derrotar o Liverpool na final por 1 a 0, com gol do volante Mineiro, em partida disputada em Yokohama, no Japão, e que teve como destaque a grande atuação do goleiro Rogério Ceni.

“Você pode ver como é, o que está escrito em 13 línguas diferentes. A história do jogo está ali, a posição da Lua no dia da partida de abertura da Copa do Mundo de Clubes”, disse Infantino sobre o troféu, no dia do sorteio.

Mas outro erro existente é justamente o da data de abertura da competição. Na parte frontal do troféu está escrito em espanhol que 15 de junho de 2025 é a data da partida inaugural da primeira edição das Copas do Mundo de Clubes da Fifa.

Só que o início da competição foi antecipado em um dia em relação ao que estava programado, e por isso começou em 14 de junho, com o jogo entre o Inter Miami, time de Messi, e o Al-Ahly, do Egito.

Por fim, numa das bordas do novo troféu, estão escritos os nomes dos 32 clubes participantes da competição, entre eles o do Léon. Mas o clube mexicano acabou sendo impedido pela Fifa de participar da Copa porque pertence ao mesmo grupo que é dono do Pachuca. As normas de propriedade multiclubes da entidade proíbem que clubes de um mesmo dono disputem o mesmo torneio.

O Léon acabou sendo substituído pelo Los Angeles FC na competição, mas não no troféu.

Questionada pela reportagem da Folha sobre os erros de informação gravados no troféu, a Fifa não enviou resposta até a publicação desta reportagem.

A posse do troféu da Copa do Mundo de Clubes será transitória, e o clube campeão de cada edição ganhará uma réplica em definitivo, enquanto o original voltará para a sede da Fifa. No troféu, há espaço disponível para serem gravados a laser os emblemas dos clubes vencedores de até 24 edições do torneio.

A Fifa trata a Copa do Mundo de Clubes deste ano como a primeira edição de uma nova competição. Já o antigo Mundial de Clubes, agora renomeado oficialmente como Copa Intercontinental, continuará a ser disputado todo final de ano. Santos, Flamengo, Grêmio, São Paulo, Corinthians e Internacional, pela ordem, são as equipes brasileiras que já conquistaram essa competição.



Folha de S.Paulo