
Luta contra o desperdício. Dois jovens inventaram um sachê natural que estende a vida útil de frutas em até 30 dias e ficaram entre os 10 finalistas do Prêmio Jovens Inventores 2025, na categoria Tomorrow Shapers, do Instituto Europeu de Patentes (IEP).
Sandra Namboozo e Samuel Muyita, da Uganda, criaram o Karpolax, um sachê biodegradável que utiliza compostos orgânicos voláteis de origem vegetal, como eucalipto, cravo e capim-limão, que inibe o amadurecimento precoce e protege as frutas contra mofo e bactérias.
“É basicamente um sachê que colocamos em caixas de frutas durante o armazenamento ou entrega. Ele libera um ingrediente ativo que ajuda a conservar a fruta por mais 30 dias”, contou Sandra Namboozo.
Natural e seguro
Ao contrário dos conservantes sintéticos, o sachê desenvolvido pela empresa Karpolax é natural, seguro e adaptável a diferentes frutas.
É que ele tem liberação controlada dos ativos conforme a necessidade.
A novidade já foi aplicada com sucesso em bananas, maçãs e laranjas. Agora eles estão fazendo novos testes com abacaxis, frutas vermelhas e pimentões.
Lei mais notícia boa
- Brasileiros criam embalagem que avisa se peixe está estragado; muda de cor
- Conheça o Senhor das Frutas, cientista que luta para preservar espécies em extinção
- Sai ranking das 100 melhores frutas do mundo; tem brasileira no cardápio
Manga fresca por 33 dias
Os jovens já fizeram testes-piloto em parceria com a Organização Nacional de Pesquisa Agrícola de Uganda. E os resultados foram um sucesso.
Mangas tratadas com o sachê permaneceram frescas por até 33 dias. As não tratadas estragam em apenas 10 dias.
A novidade agradou 100 produtores, que começaram a usar o novo sachê em 2023. 20 exportadores e 250 vendedores também já trabalham com o produto.
Planos de expansão
Agora, os jovens amigos, que se conheceram em 2020 quando estudavam na Universidade de Makerere, em Kampala, querem ganhar o mundo com o sachê, informou a EPO.
“A nossa visão é ser a empresa líder mundial na conservação de frutas e legumes”, disse Namboozo.
O primeiro planos é expandir as vendas para Quênia, Ruanda e toda a África Oriental.
Para isso, está aumentando a produção e as linhas de produtos.
E, pelo jeito, os dois vão longe!
O sachê usa compostos orgânicos de eucalipto, cravo e capim-limão para inibir o amadurecimento precoce das frutas – Foto: Independent/Uganda Os jovens inventores Samuel e Sandra, seguram o sachê natural que aumenta a vida útil de frutas em até 30 dias. – Foto: EPO
So Notícia Boa