Fundação Florestal faz parceria para capacitar equipes – 09/07/2025 – É Logo Ali


Quem anda pelo mato, infelizmente, já sabe que vai encontrar um monte de lixo largado por desavisados que insistem em desrespeitar as noções básicas de preservação ambiental. Nos parques, então, por mais que se espalhem cartazes e placas advertindo para cada um levar seu lixo embora, o problema costuma ser mais agudo, pela própria unidade de conservação atrair um público frequentemente leigo e despreparado. E foi para evitar (ou, pelo menos, minimizar) esse problema que a Fundação Florestal de São Paulo firmou um acordo com a Gear Tips para formar gestores e guias dos parques do estado e orientar os visitantes dentro do conceito desenvolvido pela Leave no Trace (não deixe rastros, na tradução livre). ,

No Brasil, a Leave No Trace, organização não governamental americana que desde 1994 desenvolveu toda uma metodologia para educar o público cada vez maior que busca contatos com a natureza, é representada pela Gear Tips, empresa brasileira voltada à educação em atividades ao ar livre e à sustentabilidade, que já treinou mais de 250 instrutores nos últimos nove meses no programa Capacitar.

Como conta Pedro Lacaz Amaral, CEO da Gear Tips, “algumas dessas pessoas que treinamos já trabalham em unidades de conservação no estado de São Paulo, e daí surgiu o interesse de expandir o programa dentro dessas unidades”.

A parceria com a Fundação Florestal, ligada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do estado, prevê a realização de 10 cursos, que serão estendidos aos parques à medida que forem captados os recursos necessários.

“Nosso desafio, obviamente, é essa captação de recursos para o programa como um todo”, explica Amaral. “Então, faremos primeiro dois cursos iniciais para que as próprias pessoas dentro da Fundação Florestal entendam melhor o formato e a importância dessas atividades e possam multiplicá-las”, acrescenta.

A primeira unidade de conservação que vai receber as orientações do Leave no Trace é o Parque Estadual Serra do Mar Núcleo Bertioga. “A gente escolheu trabalhar primeiro com Bertioga por conta desse pessoal que está bem ativo lá, um trabalho bem bacana que as equipes vêm fazendo”, conta Daniel Silva, chefe do Setor de Uso Público e Parcerias do Núcleo de Negócios e Parcerias para a Sustentabilidade da Fundação Florestal. “A partir de lá, vamos expandir as orientações, porque eles vão poder reverberar o conhecimento para o resto da equipe, infelizmente não dá para colocar todos os funcionários de cada unidade em todos os cursos”.

A experiência da Gear Tips na orientação para visitação com impacto mínimo —que é a essência do programa Leave no Trace— inclui um amplo currículo de capacitação de funcionários, guias e instrutores do Parque Nacional da Tijuca (quarta maior área verde urbana do país), Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Parque Nacional da Chapada Diamantina, além de colaboradores do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e guias de turismo de diversas regiões, como Teresópolis, Petrópolis, serra do Papagaio (MG), serra da Mantiqueira, entre outros.

Mas é claro que não basta ter e repassar informação, até porque tem muito visitante que insiste em deixar a lambança por onde passa. Para quem é apanhado em flagrante, pichando, fazendo coraçãozinho na árvore em nome de um amor eterno que só dura até o fim da trilha, ou largando dejetos pelo caminho, Silva conta com a orientação dos monitores e guias que acompanham eventuais grupos, e, “em último caso, dos guarda-parques, que podem aplicar autos de constatação de infração ambiental”.

Mas a grande diferença, mesmo, acrescenta ele, quem faz é o guia local devidamente informado. “Temos constatado que quando você tem mais visitantes acompanhados de monitores capacitados, você tem menor incidência de vandalismo e, até, de acidentes e incidentes”, ressalta.

Ou seja, mais uma vez, como sempre: não saia de casa sem casaquinho, sem bons equipamentos, carregue de volta tudo o que levar e, de preferência, busque um guia credenciado que oriente sua jornada. O ambiente e quem nos espera em casa agradecem.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Folha de S.Paulo