
Reforços não rendem, e Palmeiras aposta alto mais uma vez
O Palmeiras anunciou nesta quarta-feira (9) a chegada do atacante Ramón Sosa. O jogador estava no Nottingham Forest, da Inglaterra, e assinou com o Verdão por cinco temporadas, até o meio de 2023.
Com isso, o atacante paraguaio entrou para a galeria de contratações milionárias do Palmeiras para 2025. Após críticas nas últimas temporadas pelos poucos reforços, Leila Pereira abriu os cofres do clube e investiu em reforços, principalmente no início do ano, visando o Mundial de Clubes.
O Palmeiras acertou a chegada de novos jogadores para todos os setores da equipe. Mas, para a parte ofensiva, foi onde o time mais investiu e trouxe contratações de peso por valores exorbitantes. Somente no trio de atacantes Facundo Torres, Vitor Roque e Paulinho, o Alviverde gastou 55 milhões de euros, ou seja, mais de 300 milhões de reais nos três jogadores.
Agora, Ramón Sosa chega ao Verdão com os valores na casa dos 14 milhões de euros (cerca de R$ 89,5 milhões). Além disso, o paraguaio se junta ao trio e compõe o top 5 de contratações mais caras da história do Palmeiras. O ranking ainda conta com Borja, que foi contratado em 2017.
Deixando ainda mais altos os valores envolvidos no ataque palmeirense. Porém, apesar do dinheiro gasto, o setor ofensivo alviverde ainda é contestado e não se encontrou em 2025, ainda mais agora que terá a saída de Estêvão, um dos principais jogadores da equipe.
Vitor Roque, o jogador mais caro da história do Palmeiras, ainda não se firmou no Verdão. O jovem não conseguiu corresponder à expectativa e só tem 3 gols em vinte e quatro jogos. Além disso, no Mundial de Clubes, principal competição do Verdão no ano, o camisa 9 não balançou as redes, mesmo atuando em todas as partidas do torneio.
Facundo Torres, por sua vez, vem sendo um dos jogadores que mais atuou na temporada. Ele soma 6 gols, 3 assistências, em 34 jogos. Mas, assim como Roque, também passou pelo torneio intercontinental sem contribuir com gols.
Já Paulinho chegou com grandes expectativas, mas estava lesionado e se recuperava de uma lesão na canela, sofrida ainda no Atlético-MG, e demorou para entrar em campo em 2025, estreando apenas em abril. Diferente de seus companheiros, ele foi decisivo no Mundial, marcando gols contra o Inter Miami e o da classificação, contra o Botafogo, nas oitavas de final. Porém, ainda não está 100% e terá que ser operado novamente, devendo perder grande parte da segunda metade da temporada.
Rendimento caseiro
Apesar das grandes contratações, os artilheiros do Palmeiras na temporada são Estêvão e Flaco López, com 12 e 11 gols, respectivamente. Porém, a promessa palmeirense concretizou sua transferência para o Chelsea e deixou o clube, asim, ficando um grande buraco no ataque da equipe.
Além disso, Flaco e Estêvão também aparecem na lista dos maiores assistentes do Verdão no ano. Enquanto o jovem tem 5 assistências, o argentino tem 4, e são o 2º e 3º, respectivamente, da lista. Eles estão atrás apenas de Raphael Veiga, que já soma 7 e também está há algum tempo no clube.
Cifras astronômicas
Com a chegada de Ramón Sosa, o Palmeiras ultrapassou a casa dos 500 milhões gastos em reforços na temporada. Até o momento, o Verdão já realizou oito contratações desde janeiro.
Chegaram para reforçar o Alviverde em 2025, além de Sosa: os já citados Vitor Roque, Paulinho e Facundo Torres; os zagueiros Micael e Bruno Fuchs; e os meio-campistas Emiliano Martinez e Lucas Evangelista.
Portal IG