Empresa especializada crava Brasileirão como sexta melhor liga


Empresa especializada crava Brasileirão como sexta melhor liga
CBF/Divulgação

Empresa especializada crava Brasileirão como sexta melhor liga

Um estudo realizado pela empresa Twenty First Group, da Inglaterra, indicou o Brasileirão como a sexta melhor liga do mundo. Além disso, o grupo de inteligência e pesquisas esportivas observou que o Campeonato Brasileiro é a segunda liga mais competitiva entre todas. O levantamento foi feito após o bom desempenho de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras chamar a atenção no Mundial de Clubes.

“Atualmente, classificamos a Série A do Brasil como a sexta melhor liga do mundo, então esperávamos que os quatro times brasileiros fossem competitivos antes do torneio”, afirmou Aurel Nazmiu, Cientista de Dados Sênior do Twenty First Group, ao jornal local ‘The Athletic’.

O Brasileirão ficou atrás somente das seguintes grandes ligas europeias: Premier League (Inglaterra), LaLiga (Espanha), Bundesliga (Alemanha), Série A (Itália) e Ligue 1 (França). Quanto a competitividade, a elite do futebol brasileiro só perdeu para a MLS (Estados Unidos), segundo o estudo.

O estudo foi feito levando em conta as diferentes realidades econômicas do futebol em cada país. Essa foi a forma encontrada pela Twenty First Group para medir os distintos níveis de competitividade e qualidade dos campeonatos ao redor do mundo.

A empresa de inteligência afirmou que utiliza um algoritmo que classifica os clubes mundialmente com base em um modelo que calcula a qualidade de uma liga a partir da média de posicionamento de cada um de seus times.

O Brasileirão, por exemplo, alcançou uma boa colocação no levantamento porque o estudo observou que não há uma grande disparidade entre clubes como Flamengo e Palmeiras e o Juventude, atual vice-lanterna da competição. Esse equilíbrio favorece um campeonato mais competitivo.

A MLS ficou ainda melhor posicionada no ranking por adotar um sistema de teto salarial. No futebol norte-americano, os clubes têm investimentos relativamente equilibrados, o que favorece uma competitividade ainda maior do que a observada no Campeonato Brasileiro.



Portal IG