O Palmeiras esbarrou no Chelsea, mais uma vez, em sua tentativa de conquistar um título mundial. Nesta sexta-feira (4), a equipe alviverde perdeu para a formação inglesa por 2 a 1, com um gol contra no fim do jogo, e se despediu nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes, disputada nos Estados Unidos.
No Lincoln Financial Field, na Filadélfia, diante de um público de 65.872 pessoas, a equipe britânica abriu o placar com Palmer, no primeiro tempo, o time brasileiro empatou logo depois do intervalo, com Estêvão —negociado com o próprio Chelsea, com apresentação marcada para os próximos dias—, mas, nos minutos finais, Giay desviou contra a própria rede e deu fim ao sonho alviverde (oficialmente, o gol contra foi creditado ao goleiro Weverton, que desviou levemente a bola).
Foi a segunda vez que o Chelsea barrou o Palmeiras. Em 2021, na decisão do antigo Mundial de Clubes, rebatizado recentemente pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) como Copa Intercontinental, os ingleses também venceram por 2 a 1 e conquistaram o título pela primeira vez em sua história.
A equipe azul vai enfrentar outro brasileiro na semifinal, o Fluminense, na próxima terça-feira (8), às 16h (de Brasília).
Assim como ocorreu no duelo entre o time carioca e Al Hilal, mais cedo, o confronto entre o time inglês e o brasileiro foi antecedido por homenagens aos jogadores portugueses Diogo Jota e André Silva, que morreram em acidente de carro na Espanha, na última quinta-feira (3).
Havia dúvida se o Chelsea levaria a campo o atacante português Pedro Neto, que ficou muito abalado com a morte de seus compatriotas. Neto e Jota fizeram parte do elenco que conquistou a Liga das Nações pela seleção de Portugal em junho. O camisa 7, contudo, participou do duelo. Ele entrou em campo carregando no ombro camisas com os nomes de Diogo e André Jota. Antes de a bola rolar, um minuto de silêncio foi respeitado em homenagem às vítimas.
Quando o confronto começou, o Chelsea assumiu o controle e teve o domínio do primeiro tempo, mas aproveitou apenas uma vez os espaços constantemente deixados pela defesa alviverde. Aos 16 minutos, Palmer recebeu na entrada da área, limpou dois marcadores e bateu rasteiro para fazer 1 a 0.
Uma fraca finalização de cabeça, de Vanderlan, já aos 41 minutos, foi a melhor chance alviverde antes do intervalo. Depois da pausa, porém, a equipe brasileira voltou de maneira diferente.
O Palmeiras buscou o ataque desde o início e, aos oito minutos, conseguiu chegar ao empate, com um golaço de Estêvão.
O jovem craque recebeu passe de Allan na grande área, limpou Colwill e finalizou forte. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar. Futuro treinador de Estêvão, Enzo Maresca levou as mãos à cabeça com o espaço que a sua defesa ofereceu ao reforço.
A jovem promessa foi vendida ao clube londrino em junho de 2024, por 61,5 milhões de euros (R$ 392,7 milhões). A disputa do Mundial marca sua despedida do time que o revelou. Logo após a disputa da primeira fase, o atleta admitiu que tem sido difícil se concentrar no Palmeiras sabendo que logo vai defender a formação azul.
Não é a primeira vez que jogadores encaram seus futuros clubes pouco antes de uma transferência de impacto. Um caso bastante lembrado é o de Neymar, que, ainda atuando pelo Santos, defendeu a equipe paulista na final do Mundial de Clubes de 2011 contra o Barcelona, pouco antes de se juntar a Messi e companhia. A equipe brasileira acabou derrotada por 4 a 0.
Embora o Palmeiras não tenha sido dominado pelo Chelsea como o Santos foi pelo Barcelona naquela ocasião, Estêvão também se despediu com um gosto amargo.
Aos 38 minutos, com o duelo equilibrado, o time inglês chegou ao segundo gol, quando Gusto cruzou da esquerda. A bola, desviada em Giay, não foi bloequada por Weverton: 2 a 1.
O goleiro era o único titular do time atual do Palmeiras que enfrentou o Chelsea em 2021. Dos outros remanescentes que ainda estão no clube, a equipe sentiu falta especialmente de Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez. Gómez e Piquerez cumprem suspensão, enquanto Murilo está lesionado. As baixas no setor defensivo deixaram o Palmeiras exposto aos ataques do time inglês.
O desfecho da partida renovou as provocações que costumam recair sobre o Palmeiras sempre que a equipe tropeça na tentativa de conquistar o título intercontinental. Embora boa parte da torcida alviverde veja a conquista da Copa Rio de 1951 como um feito histórico e de enorme importância, isso nunca foi suficiente para conter as gozações dos adversários, sobretudo porque o troféu não é reconhecido pela Fifa como um título mundial.
O fracasso nos EUA foi a quarta tentativa alviverde. Antes dos dois reveses diante do Chelsea, o clube teve oportunidades em 1999 e 2020. Na primeira, o sonho do título terminou após uma falha do goleiro Marcos, então ídolo palmeirense, diante do Manchester United. Já no Mundial de 2020, disputado no Qatar, o Palmeiras amargou a pior campanha de um clube sul-americano na história do torneio, sofrendo derrotas para o Tigres, do México, e para o Al Ahly, do Egito.
Folha de S.Paulo