
Como identificar uma camisa legítima da Premier League
As camisas de clubes da Premier League fazem sucesso no mundo inteiro e, por isso mesmo, são falsificadas com frequência. O mercado paralelo de uniformes piratas movimenta bilhões de reais anualmente.
Segundo estimativa do Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP), o comércio de produtos falsificados no Brasil gira em torno de R$ 300 bilhões por ano, e o segmento esportivo, especialmente camisas de futebol, é um dos mais afetados.
Para ajudar o torcedor a evitar prejuízos e colecionar peças verdadeiras, ouvimos Nicolas Rabelo, media manager da Atrox Casual Club, loja paulistana especializada em camisas originais de diversos campeonatos, inclusive a badalada liga inglesa.

Camisetas da Premier League 2018-2019
Transparência e confiança
De acordo com Nicolas, a Atrox trabalha exclusivamente com produtos oficiais desde sua fundação, em 2014.
Ele destaca que a loja faz questão de demonstrar ao consumidor os processos de checagem de autenticidade de cada camisa, principalmente se houver alguma desconfiança sobre a originalidade.
“Caso algum cliente desconfie da originalidade de uma camisa, mostramos os métodos que utilizamos para ter certeza da veracidade do produto”, explica .

Uniformes com logo da Premier League
O que observar antes de comprar
Para quem pretende começar uma coleção ou adquirir uma camisa legítima da Premier League, Nicolas recomenda atenção ao histórico do vendedor.
“Principalmente a confiabilidade do comerciante, seja uma loja, um perfil pessoal, um feirante. Sempre é importante procurar avaliações de outros colecionadores, fotos, descrição e afins”, orienta.
Além disso, o preço muito baixo pode ser um sinal de alerta.
“Vemos muitas lojas piratas anunciando camisas de 10, 20 anos de lançamento a preços de atacado, o que é irreal no mundo de camisas originais, já que cada peça usada tem uma condição única”, detalha.

Torcedores
Verificação rigorosa
Segundo Nicolas, a Atrox recebe frequentemente camisas de colecionadores que querem vender ou trocar suas peças. Todos os itens passam por análise criteriosa da equipe da loja, que avalia condições de uso, tamanho, potencial de venda e, principalmente, autenticidade.
“Critérios como costura, detalhes de silk, caimento e o capricho em geral são fatores que apontam a originalidade do produto”, reforça o especialista.

Camiseta do Bournemouth (Umbro)
Tecnologia contra a falsificação
Hoje, as principais fornecedoras de material esportivo, como Nike, Adidas e Puma, utilizam códigos de autenticidade próprios em cada modelo, além de etiquetas e hologramas de difícil reprodução.
Esses recursos ajudam a combater a pirataria, mas nem sempre são suficientes. Por isso, Nicolas ressalta a importância de conhecer as características físicas e o acabamento de cada camisa.
Golpes e riscos
Ainda que não considere todos os vendedores mal-intencionados, Nicolas alerta que muitos consumidores tentam repassar camisas falsificadas sem saber que são produtos piratas.

Camisetas
“Mesmo que a pessoa tenha certeza de que a peça é original, se algo nos causa desconfiança, não corremos o risco de comprar”, relata.
Para o torcedor, o maior prejuízo ao adquirir uma camisa falsificada é a impossibilidade de reaver o dinheiro e a decepção de receber um produto de qualidade inferior.
O conselho do especialista para quem quer colecionar uniformes da Premier League é claro:
“Busquem sempre por sites confiáveis, lojas de confiança e com boas avaliações do público”.
Portal IG