Deslizamento de encosta interdita uma das pistas da Rio-Santos em São Sebastião – Notícias das Praias


 

O trecho da rodovia Rio-Santos, na altura do km 145+800, entre as praias de Calhetas e Toque-Toque Pequeno, na costa sul de São Sebastião, está operando em sistema pare e siga, devido a um deslizamento de uma encosta, provocado em decorrência das chuvas e do solo encharcado.

 

 

O trecho está sinalizado e conta com as presenças das equipes do Detraf e Defesa Civil no local. O DER (Departamento de Estrada de Rodagem) avalia as condições do local e quais medidas devem ser dotadas para a recuperação do trecho.

 

 

 

Até o momento, segundo informou a prefeitura de São Sebastião, não há previsão de interdição total da rodovia. A recomendação  é que os motoristas que pretendem utilizar o trecho trafeguem com cuidado pelo local.

 

Chuvas

 

As chuvas constantes que caem desde o início desta semana fizeram a Defesa Civil de São Sebastião colocar o município em estado de atenção. Em alguns bairros da Costa Sul os pluviômetros ultrapassaram a marca de 100 milímetros em menos de 72 horas, o que equivale a 100 litros de água por metro quadrado. Aliado à chuva, o frio derrubou as temperaturas e fez a Prefeitura abrir o abrigo para receber a população em situação de vulnerabilidade.

 

Durante toda a quarta-feira (2/7), agentes da Defesa Civil estiveram em bairros onde ocorreram quedas de árvores. Foram sete no total, sendo três em via pública, duas sobre residências e mais duas sobre a rede elétrica. Não houve feridos ou necessidade de remoção de moradores.

 

Por volta das 17h30 x ontem, quarta-feira, dia 2, foi emitido SMS alertado sobre o risco moderado para deslizamentos de terra. A orientação é para que moradores de áreas de risco busquem locais seguros até o próximo alerta.

 

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado em 24 horas foi superior a 71 mm no município e previsão meteorológica indica continuidade das chuvas. A Defesa Civil segue monitorando as áreas de risco e o volume de chuvas nos pluviômetros distribuídos pela cidade.

 



Notícias das Praias