Ano da França no Brasil passa por Brasília, em agosto


Ano da França no Brasil passa por Brasília, em agosto
Paula Santana

Ano da França no Brasil passa por Brasília, em agosto

Os duzentos anos da relação diplomática e de amizade entre os dois países culminaram no início da Temporada França-Brasil aberta oficialmente, hoje, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, com apresentação da programação e a presença do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain.

A decisão de organizar a Temporada foi tomada pelos presidentes Emmanuel Macron e Luiz Inácio Lula da Silva em junho de 2023, em Paris, com o objetivo de impulsionar a cooperação bilateral, fortalecer as respostas conjuntas aos desafios políticos, sociais e ecológicos contemporâneos, e apresentar a riqueza e diversidade da cultura de ambos os países.

“A França e o Brasil são dois parceiros estratégicos unidos por destinos comuns: o Atlântico Sul e a Amazônia. Por meio da programação da Temporada França-Brasil, queremos reafirmar que é através do diálogo, da cooperação e da cultura que podemos continuar construindo respostas justas e duradouras para os desafios de hoje e de amanhã.”, disse o presidente francês em Emmanuel Macron em sua fala de abertura na temporada que teve início em abril deste ano, em Paris.

Ao longo do semestre, trezentos eventos acontecerão em 15 cidades brasileiras, com participantes vindos de 16 regiões francesas, assim como de vários países africanos, com a intenção de estreitar as relações e o diálogo entre os três continentes. A participação ativa das regiões francesas das Américas (Guiana Francesa, Martinica, Guadalupe) também será ressaltada.

Os eventos são frutos de intercâmbios e cooperações entre festivais, museus, teatros, universidades, empresas, ONGs, artistas, pensadores, pesquisadores, jovens, sociedades civis dos dois países com foco em três temas prioritários que compõem pilares de ambos os países.

* Democracia e globalização justa e inclusiva: discurso comum dos presidentes Macron e Lula, em defesa dos valores democráticos e do diálogo internacional;

* Diversidade e diálogo com a África: valorização da riqueza das culturas indígenas e afrodescendentes na França e no Brasil, e desenvolvimento das cooperações com a África, prioridade diplomática e cultural dos 2 países;

* Clima e transição ecológica: contribuições conjuntas à luta contra a mudança do clima em articulação com a Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (Nice, França – junho de 2025) e a COP30 (Belém, Brasil – novembro de 2025).

A Temporada está coordenada pelo Institut Français e o Instituto Guimarães Rosa em estreita colaboração com as embaixadas da França no Brasil e do Brasil na França, sob a autoridade dos ministérios das Relações Exteriores e da Cultura de ambos os países. Os comissários da programação no Brasil são de autoria de Anne Louyot, enquanto Emilio Kalil assumiu programação na França.

“Vindos de histórias diferentes, mas compartilhando valores e interesses comuns, nossos dois países aspiram a conjugar ainda mais seus trunfos e criatividades, a fim de ‘mudar e perdurar trocando’, para usar as palavras de Edouard Glissant. A Temporada é o momento de reencontro, um momento-incubadora para testar as melhores formas de trabalhar juntos, criar juntos, enfrentar juntos os desafios globais como o futuro do planeta ou a defesa da democracia e da diversidade cultural.” destaca Anne Louyot, comissária geral francesa.

Anne Loyout

Além de seu impacto simbólico e cultural, a Temporada desempenhará um papel estratégico nas relações internacionais e diplomáticas, consolidando o Brasil como principal parceiro da França na América do Sul nas áreas de cultura, ciência e sustentabilidade.

A Temporada França-Brasil 2025 é apoiada por um comitê de 15 mecenas: Engie, LVMH, ADEO, JCDecaux, Sanofi, Airbus, CMA CGM, CNP Seguradora, L’Oréal, Total Energies, Vinci, BNP Paribas, Carrefour, VICAT e SCOR.

Ricardo Ohtake

Temporada em Brasília

O calendário de abertura começa dia 9 de agosto em Belo Horizonte. E encerra dia 4 de dezembro em São Paulo. Brasília receberá a Temporada dos dias 18 a 23 de agosto com extensa programação cultural fomentada pelos Festival Convergências e Festival CoMA, que reunirão na Esplanada dos Ministérios, Museu Nacional, Biblioteca Nacional e SesiLab debates e encontros de música e arte de rua.

“O Festival Convergências é sobre encontros, escuta e arte como ferramenta de transformação. E é isso que queremos proporcionar, a união de vozes, ideias e afetos que inspirem ações concretas”, disse Michelle Cano, diretora do Festival Convergências em Brasília.

Michele Cano

Além de Brasília, Belém, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Fortaleza, João Pessoa, Macapá, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Teresina terão atividades diversas. O ex-jogador de futebol Raí será o embaixador da Temporada França-Brasil 2025.

“O Festival Convergências é sobre encontros, escuta e arte como ferramenta de transformação. E é isso que queremos proporcionar, a união de vozes, ideias e afetos que inspirem ações concretas”, disse Michelle Cano, diretora do Festival Convergências em Brasília.

The post Ano da França no Brasil passa por Brasília, em agosto first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.



IG Último Segundo